Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quarta-feira, 19 de abril de 2006

Dicas para Economizar Água

Bom dia!

Se você participa do ORKUT, não deixe de se associar à comunidade "EU MEREÇO SER FELIZ SEMPRE". Se tiver dificuldade de localizar esta comunidade, me avise pelo e-mail alg.bh.mg@uol.com.br.

Ganhe uma camisa oficial da Seleção Brasileira. É fácil, rápido e não custa nada participar. Confira em www.perfilato.com.br. A promoção acaba dia 30/04/06. Participe!

A dica de hoje é para economizar água:

  • Ao fazer a barba por 5 minutos com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim, o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.
  • Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa)/79 litros (apartamento). Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.
  • Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros (casa)/243 litros (apartamento). Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros (casa)/81 litros (apartamento). No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros (casa)/144 litros (apartamento). Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros (casa)/48 litros (apartamento).
  • Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento). Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total. Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?
  • Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros de água por dia.
  • Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira, não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês, usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
  • E tem ainda quem "varre"a calçada usando o esguicho. Em 15 minutos, lá se vão 279 litros de água. Para quê tanta lavação, se pode usar a vassoura, simplesmente, com o mesmo efeito?

Fonte: http://ibahia.globo.com/ecologia/ecodicas.asp

NOVIDADE: Em breve este BLOG terá diariamente novos desafios, além dos que já existem. Aguarde!!!

Resultados dos desafios de ontem:

1) Fácil: Embalagem industrial (quatro letras). Resposta: Lata

2) Médio: Órgão do metabolismo de açucar (seis letras). Resposta: Fígado.

3) Difícil: Mauro _ _ _ _, teatrólogo brasileiro. Resposta: Rasi.

Desafios de hoje:

1) Fácil: _ _ _ livre, esporte radical.

2) Médio: Sempre _ _ _ _ _ _!, lema dos escoteiros.

3) Difícil: Instrumento de sopro oval (sete letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.

Se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do linkComments (abaixo do final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco).

Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: