Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

domingo, 9 de julho de 2006

Nutrição e bom humor

Bom Dia!

Veja o índice do BLOG de hoje:

1) Dica do dia: Nutrição e bom humor
2) Copa do Mundo
3) Desafios de conhecimentos gerais
---------------------------------------------------------------------------------
Dica do Dia: Nutrição e bom humor

Muito se reclama hoje em dia de ansiedade, irritabilidade, insônia, depressão, compulsão alimentar, etc. Muitos procuram então o psiquiatra, psicólogos e outras maneiras de aliviar tudo isso. É certíssimo procurar estas ajudas especializadas, mas se esquecem de algo muito importante: os nutrientes são substâncias químicas, que atuam na bioquímica do nosso corpo, e isso inclui as células do sistema nervoso. Portanto, toda ajuda profissional que não for acompanhada de uma revisão da alimentação, poderá ser precária ou exigirá muito mais tempo para ser efetiva.

O primeiro ítem relacionado à Nutrição adequada para o bom humor é o famigerado Carboidrato. Este é o nutriente mais importante para o organismo em quantidade, depois da própria água (sim, nosso sistema nervoso é 75% água, e nosso corpo em geral é 70%). Os carboidratos devem ser fornecidos de maneira regular, em intervalos máximos de quatro horas, através de alimentos saudáveis, como os pães, cereais, tubérculos e frutas. Quando a quantidade destes alimentos não é suficiente ou o tempo de "espera" se prolonga, ocorre uma hipoglicemia e o primeiro a sentir é o sistema nervoso, que então libera um chamado neuropeptídeo Y, que aumenta o apetite, podendo levar à compulsão alimentar e/ou à busca de doces.

O segundo ítem é o complexo B, vitaminas muito atuantes na integridade do sistema nervoso, por serem fundamentais no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas (formadas por aminoácidos). Com a ajuda destas vitaminas, os carboidratos geram glicose, que o sitema nervoso usa como fonte quase exclusiva de energia. As gorduras, além de fornecerem energia para os músculos, são precursoras de hormônios. Os aminoácidos das proteínas são precursores de neurotransmissores. A própria vitamina B6 (piridoxina) é precursora de dopamina, neurotransmissor da "euforia", do "ânimo".

Os legumes e verduras, de uma maneira geral, são fontes de vitaminas do complexo B. A vitamina B6 se encontra em boa quantidade nas bananas, brócolis e peru. A vitamina B12, importante para o sistema nervoso e para a formação do sangue, se encontra somente nos produtos de origem animal.

As vitaminas do complexo B necessitam do sal mineral Magnésio para que se tornem ativas no metabolismo. Sendo o magnésio o centro da molécula de clorofila, que a ela confere a cor verde, comendo-se muita verdura de folha se pode suprir este nutriente.

Para os viciados em chocolate, saibam que há uma razão muito boa para isso: além de ser realmente prazeroso, é rico em magnésio e em feniletilamina, que se comporta como neurotransmissor que gera bom humor. Então, duas observações importantes:

1) quanto mais deficiente for a dieta em todos os alimentos aqui citados, maior a busca pelo chocolate;
2) pode-se perfeitamente encaixar na dieta o chocolate numa quantidade adequada para o valor calórico calculado.

Assim, garante-se que não haverá um "desespero" por este alimento tão calórico (cada 100 gramas têm 600 calorias!).

O café, sem exageros (máximo duas xícaras de chá por dia), também é um bom recurso para aqueles que necessitam "acordar" ou se animar em algum período do dia. Ele envolve a mesma questão do chocolate: se a alimentação estiver inadequada, seu vício aumenta.

Portanto, alimente-se da melhor forma possível e garanta bom humor para lidar com seu dia-a-dia!

Colaboradora: Carmen Zita Pinto Coelho
Site: www.camenzita.ntr.br
--------------------------------------------------------------------------
Copa do Mundo

Ontem o bacalhau tomou uma chucrutada na cabeça. Doce de Figo, Fetiche e companhia não resistiram à cerveja gelada. Merecido para os alemães que fizeram uma festa muito bonita. Eles mostraram para o mundo que alemão também ri!

Hoje tem a SUPER FINAL.

Na Itália, o Iaquinta resolveu ficar mais um pouco e voltar na segunda-feira depois do jogo. O Que se Dane aposenta as chuteiras hoje, com o caneco na mão ou não.

Hoje - 15:00 h. - FRANÇA X ITÁLIA
--------------------------------------------------------------------------
Respostas dos desafios de sábado (08/07):

1) Fácil: _ _ _ _ _ Christie, atriz. Resposta: Milla.
2) Médio: Cada um dos tempos, no boxe (cinco letras). Resposta: Round.
3) Difícil: Hábil, capaz (quatro letras). Resposta: Apto.

Desafios de hoje – domingo (09/07):

1) Fácil: Sigla do Imposto de Renda (duas letras);
2) Médio: Continente aonde ficam a Itália e França (seis letras);
3) Difícil: Sigla do Correio Aéreo Nacional (três letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
--------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos.Você pode escrever para mim através do link Comments (no final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vendo uma matéria no Conteúdo Beleza sobre guloseimas e bom humor no link http://www.conteudobeleza.com.br/conteudoExtra.aspx?id=2943
que me incentivou a pesquisar sobre o assunto e descobrir esse blog e amei sua matéria, assim como a acima.
Parabéns...!!!!
Lucia Lorenzon.