Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

sexta-feira, 28 de julho de 2006

Bebidas alcoólicas: faz bem ou mal?

Bom Dia!

Veja o índice do BLOG de hoje:

1) Dica do dia: Bebidas alcoólicas: faz bem ou mal?
2) Desafios de conhecimentos gerais
---------------------------------------------------------------------------------
Dica do Dia: Bebidas alcoólicas: faz bem ou mal?

Apesar de possuir eficácia comprovada na prevenção de algumas doenças, o álcool, em excesso, pode prejudicar a saúde e a vida pessoal de seus consumidores.

Motivados pela grande incidência do consumo de bebidas alcoólicas, universidades e centros de pesquisa ligados à saúde decidiram atestar o efeito do álcool sobre o organismo humano. Esses testes comprovaram que o consumo moderado da substância é um grande aliado na busca por uma vida saudável. Exemplo disso são os problemas como o diabetes e os ataques cardíacos que podem ser evitados através do consumo consciente dessas bebidas.

No entanto, muitos especialistas não aconselham a aderência a essa prática. “Apesar dos estudos apontarem benefícios isolados é preciso saber pesar as coisas. Não podemos entender a pessoa por um único órgão como, por exemplo, o coração. O álcool pode comprometer o fígado, que desempenha inúmeras funções importantes para o bom funcionamento do organismo”, explica Edmar Santos, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Mestre em Medicina Interna e Terapêutica da Unifesp.

Além disso, o especialista alerta para o perigo da dependência. Isso porque, a sensação de bem-estar causada pela bebida faz com que as pessoas percam a noção da quantidade de doses ingeridas e tendam ao exagero. “Os danos sociais sobrepõem as vantagens. Muitos dos pacientes dizem que, a partir do momento em que controlam a ingestão da bebida, o hábito se torna desprazeroso, perde a graça. Portanto, é melhor não arriscar. Sabemos que vicia”, afirma.

O fato é que existem meios muito mais eficazes de proteger o coração, controlar a taxa de açúcar no sangue e relaxar o corpo e a mente. “O melhor que as pessoas têm a fazer é manter uma dieta saudável, de preferência rica em fibras, e praticar alguma atividade física que as agrade. Os resultados são os mesmos, porém o método é mais seguro”, finaliza o cardiologista.

Cálice do bem

Muito se fala sobre o efeito protetor que o vinho tinto exerce sobre o coração. A verdade é que aqueles que consomem um cálice da bebida por dia, na ausência de contra-indicações, podem prolongar o seu tempo de vida. Esse tipo de vinho é apontado como a bebida alcoólica que mais auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no mundo. O benefício é fruto do efeito antioxidante do líquido. Pesquisas mostram que o LDL, ou mau colesterol, só contribui para o desenvolvimento das doenças cardíacas se for afetado pelos radicais livres. Essas moléculas prejudiciais, produzidas pelo corpo, são neutralizadas pelas substâncias encontradas no vinho tinto. Além disso, a bebida eleva os níveis de HDL, o bom colesterol, que favorece o funcionamento correto do coração.

Estudos laboratoriais mostram que o resveratrol, substância encontrada no vinho, inibe o desenvolvimento do câncer. Apesar dos efeitos nos seres humanos não terem sido comprovados, a pesquisa entusiasmou os cientistas.

Fonte: www.estilonatural.uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------
Respostas dos desafios de ontem (quinta-feira - 27/07):

1) Fácil: O fruto da Pereira (quatro letras). Resposta: Pêra.
2) Médio: Preço cobrado em hotéis (seis letras). Resposta: Diária.
3) Difícil: Responsável legal por um menor (cinco letras). Resposta: Tutor.

Desafios de hoje – (sexta-feira - 28/07):

1) Fácil: Todas as vezes (seis letras);
2) Médio: Dividir igualmente (oito letras);
3) Difícil: Danificar, deteriorar (oito letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos.Você pode escrever para mim através do link Comments (no final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: