Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

domingo, 26 de março de 2006

Seu Sucesso depende de Você

Bom dia!

Hoje publico um artigo que recebi pela internet.

Título: Seu sucesso depende de você!

Autora: Andréia Guedes

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, pensamos e sonhamos com a realização profissional, em atingirmos o ápice de nossa carreira.

Nestes 9 anos que atuo em Recursos Humanos, deparei-me com pessoas de todas as áreas do mercado de trabalho, diversos cargos, níveis sociais e culturais; uns mais instruídos e refinados, outros mais simples e menos esclarecidos. Posso, todavia, afirmar que 70% deles tinham e têm a idéia de realização profissional vinculada à uma empresa de grande porte, multinacional, atuante em diversos países do mundo. Posso, ainda, dizer seguramente que, em todos estes anos lidando com profissionais tão diversificados, nunca ouvi nenhum deles associar o sonho de uma carreira de sucesso a uma empresa nacional de pequeno porte.

Desde quando começamos a pensar em nossa vida profissional, influenciados pela própria sociedade, vinculamos a idéia de sucesso à uma grande empresa seja devido a um exemplo de alguém próximo, alguém conhecido na mídia ou até pelo sonho de nossos pais, que muitas vezes nunca atuaram nestas tais empresas.

A intenção desse artigo não é defender empresas brasileiras de pequeno porte, nem explicar que elas são tão necessárias à nossa economia e desenvolvimento como as gigantes. Meu intuito é esclarecer, baseada em minha própria experiência e nas experiências dos incríveis profissionais que conheci durante minha carreira, que a realização profissional, ascensão e sucesso, o sentir-se completo e com a sensação de meta atingida depende única e exclusivamente de VOCÊ!

Muitas vezes ouvimos o ditado: “QUERER É PODER!”, mas será que realmente sabemos o que isto quer dizer?

Imaginemos algumas situações notórias para elucidar minha explanação: A Microsoft é uma gigante do mercado, mundialmente famosa e cobiçada por muitos profissionais, mas você já parou para pensar que um dia esta mega empresa foi um sonho de garagem de um jovem cheio de idéias que muitas pessoas não acreditavam que podia vingar? Alguém lembra que Bill Gates foi, um dia, um pequeno empresário investindo e acreditando em seu sonho? Você já parou para pensar que o Windows deve ter sido motivo de piadas e gargalhadas para muitos que, naquela época, não acreditavam que a informática seria algo vital para a vida pessoal e profissional de todas as pessoas dos quatro cantos do mundo?

É preciso que todos entendam que tudo tem um começo, a lei da natureza é nascer pequeno, crescer e desenvolver-se no decorrer do tempo. Os profissionais que criam suas próprias oportunidades para atingir o sucesso; mas é necessário haver alguém que acredite neles para que possam começar sua carreira e seguir subindo os degraus esta longa escada que chamamos de CARREIRA.

Todos nós sabemos quais são os pontos positivos de trabalhar em uma grande empresa: um excelente pacote de benefícios, um lindo escritório, um nome importante no currículo, conviver com pessoas de diversas culturas, níveis sociais, executivos de alto nível, estar entre os grandes, entre outros. Mas, como tudo, existe um outro lado: Em grandes corporações mundais você será apenas mais um dentre muitos outros funcionários espalhados pelas filiais e matriz no mundo. O caminho a trilhar até o topo é muito maior, mais íngrime, e muito mais difícil de permanecer no topo.

Pense: será que o presidente da sua empresa sabe seu nome? Será que ele sabe o que você faz ou não faz, no que você é bom, quais são seus objetivos e metas? Nesse ambiente você ficará a mercê da oportunidade certa, matando um leão por dia e enfrentando uma concorrência acirradíssima para conseguir seu lugar ao sol.

Claro que temos inúmeros pontos positivos e negativos nestas empresas tão cobiçadas, mas será que, como profissionais, paramos para analisar que podemos ser tão, ou até mais felizes, em uma empresa de pequeno porte em vez de o ser em uma empresa de grande porte?

Uma empresa de pequeno porte pode proporcionar a tão sonhada chance de sucesso. Sabe por quê? Porque podemos crescer junto com ela, cada desenvolvimento da empresa, cada sucesso, cada ascensão pode ser atrelada aos mesmos itens de nossas carreiras, ou seja, você pode ser um grande empreendedor, criar um novo produto, aprimorar um método de trabalho, ter a visão da empresa como um todo e terá a chance, pelo fato da empresa ainda ser enxuta, de aprender muito. Você poderá agregar muitas atividades à sua função original, poderá gerenciar o seu próprio desenvolvimento, seu acesso aos sócios será infinitamente mais fácil, o que pode fazer com que eles possam enxergar em você um sucesso.

Eu utilizo a minha própria carreira como exemplo: iniciei aos 15 anos em uma consultoria de RH de pequeno porte como Recepcionista, mas como sempre fui comprometida e tive como meta “ser o diferencial”, galguei meus degraus dentro desta empresa, busquei conhecimento, criei, inovei e, por fim, cheguei ao topo do que ela podia me oferecer.

Quando achei conveniente, fui em busca de uma nova oportunidade, também em uma consultoria de RH de pequeno porte, mas com as portas voltadas para a grandeza, para o crescimento. Vi diante dos meus olhos, no dia da entrevista, a minha chance de crescer, de chegar mais longe do que já havia ido, de fazer com que aquela empresa me visse não somente como necessária mas sim como um diferencial. Claro que isso não dependia só de mim, nem só da empresa, mas colocando em percentuais a responsabilidade era 80% minha e 20% da empresa, ou seja, eu tinha que acreditar, buscar, inovar, criar, implantar, conquistar e a empresa tinha que abrir os braços e receber tudo que eu podia oferecer. Muito bom!

Estou nesta empresa até hoje e não tenho planos de sair dela. Tenho objetivo de crescer sempre, projetos de gerenciar novos produtos/serviços, planos de agregar mais atividades, de ser sempre o ponto de partida de mais um sucesso.

Sou uma profissional realizada! Enquanto evoluo como profissional vejo a empresa em que atuo crescer junto comigo, aumentar seu espaço para acomodar mais profissionais ao time. Conquistamos grandes clientes, conhecemos diariamente profissionais capacitados e faço questão de afirmar que nossos fiéis clientes são as gigantes tão cobiçadas por muitos.

Somos queridos e admirados, conquistamos nosso espaço e diariamente conquistamos um pouco mais e mais e mais.

Sempre brinco com as minhas chefas que faço todo o esforço do mundo para que elas fiquem milionárias, porque acredito que a riqueza delas será a minha riqueza, o crescimento e a fama delas serão também meus. E sabem por quê? Porque acredito em mim, conheço meu potencial, sei que a empresa me comporta e a todos os ótimos profissionais que estão nela e que chegaremos juntos no nosso objetivo: o sucesso.

Com tudo isto, quero dizer que o sucesso profissional está dentro de você, no amor à sua profissão, na dedicação diária, no investimento em estudos, no “abrir mão” de algum prazer para fazer o dever. O sucesso depende de você, a empresa é só o meio de chegar lá.

Hoje tenho 26 anos, sou casada, tenho lindos 2 filhos, um marido excepcional e sinto-me realizada pois sou bem sucedida como mãe, como esposa e principalmente como profissional, porque acredito em mim, sou capaz, determinada, inteligente e competente. Com a experiência que tenho hoje, percebo que todos nós somos um diamante que precisa ser lapidado. Só precisamos encontrar nossas aptidões, descobrir nossos talentos, trabalhar continuamente para desenvolvê-los, investir neste sonho e colher os resultados nessa longa e árdua estrada que chamamos de carreira.

Lembre-se que sorte é o resultado entre oportunidade e ação. Não temos que esperar as oportunidades, temos que CRIÁ-LAS!

Colaboradora: Andréia Guedes - Site: www.secth.com.br

Resultados dos desafios de ontem:

1) Fácil: Qual o mês das mães? (quatro letras). Resposta: Maio.
2) Médio: _ _ _ _ Leão: a musa da Bossa Nova. Resposta: Nara.
3) Difícil: Aparelhos de UTI´s neonatais (onze letras). Resposta: Incubadora.

Desafios de hoje:

1) Fácil: Primeira-_ _ _ _, esposa do Presidente.
2) Médio: Frutas cultivadas em Caxias do Sul (quatro letras).
3) Difícil: Profissionais que formavam as ligas medievais (dez letras).

As respostas de hoje, você vê no BLOG de amanhã.

Se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do linkComments (abaixo do final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco).

Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: