Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quinta-feira, 30 de março de 2006

Dia Histórico para o Brasil

Bom dia!

No final da noite de ontem, um fato entou para a história do Brasil: o Astronauta (ou utilizando o jargão russo, Cosmonauta) Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro para ir para o espaço, no bom sentido é claro. Na política toda hora alguém vai para o espaço, mas isto são outros quinhentos.

Saiba um pouco mais deste fato histórico:

A "Missão Centenário", que leva o primeiro astronauta brasileiro ao espaço, teve início às 8h29 desta quinta (23h29 da quarta em Brasília), conforme o previsto. O tenente coronel Marcos Pontes, 43, partiu rumo à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, que decolou da base de lançamento Baikonur, no Cazaquistão.

Soyuz deve atracar com ISS em dois dias. O brasileiro e outros dois astronautas percorrem 350 km antes de chegar à ISS - a distância corresponde a uma viagem da capital paulista até a região de Ribeirão Preto. A título de comparação, um avião de passageiros fica a 10 km do chão durante o vôo. A Soyuz deve demorar cerca de dois dias para se atracar com a ISS; a previsão é de que isso aconteça à 1h18 do dia 1º de abril (horário de Brasília). O processo de volta é mais rápido -pouco mais de três horas - e deve trazer o brasileiro ao solo terrestre às 21h46 do dia 8 de abril (horário de Brasília).

Para o brasileiro, a missão vai durar dez dias - oito deles dentro da ISS, onde ele vai realizar oito experimentos científicos. Já o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams, que também participam da "Centenário", ficarão na ISS por pelo menos seis meses. Pontes voltará à Terra em companhia do russo Valeri Tokariov e do americano William McArthur, os atuais tripulantes da ISS. O nome dado à missão - a 13ª viagem espacial à ISS - é uma homenagem a Alberto Santos Dumont, brasileiro que há cem anos conseguiu fazer o avião 14 Bis voar pelos céus de Paris. Neste clima de reverência àquele conhecido como "o pai da aviação", Pontes levará na bagagem um chapéu Panamá idêntico ao usado por Dumont.

Durante esses oito dias na estação espacial, o astronauta deve fazer três contatos com a Terra - o primeiro deles será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Pontes também deve falar com jornalistas brasileiros e, pouco antes de sua volta, vai conversar do espaço com técnicos da missão.

Como foi o processo de seleção:

A participação do brasileiro no vôo teve origem quando o Brasil ingressou no grupo de 15 nações envolvidas com o projeto da Estação Espacial Internacional. Isso aconteceu em 1997 e, no ano seguinte, Pontes foi selecionado pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e pela Nasa (Agência Espacial Norte-americana) para representar seu país no espaço. Em 18 de outubro do ano passado, a viagem de Pontes foi oficializada quando Sergio Gaudenzi, presidente da AEB, e Anatoli Perminov, presidente da Rocosmos (Agência Espacial da Federação Russa), assinaram em Moscou o contrato que garantia a participação do brasileiro na missão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder russo Vladimir Putin participaram da cerimônia. O custo para a realização da missão aos cofres brasileiros foi de cerca de US$ 10 milhões - metade do preço "real", segundo a AEB, por conta de uma parceria entre Brasil e Rússia, um dos principais países envolvidos no projeto da ISS.

Como foi a preparação:

Há sete anos, o brasileiro realiza treinamentos preparatórios para esta missão - nas semanas que antecederam o lançamento, ele foi submetido a uma rigorosa rotina de exercícios na Cidade das Estrelas, em Moscou. As atividades eram realizadas das 8h às 18h, com uma hora de intervalo para o almoço. Antes e depois de treinar, ele estudava os manuais técnicos relacionados à missão. Como parte dos treinamentos na Rússia, o astronauta fez testes de sobrevivência em ambientes adversos, utilizou o traje espacial pressurizado em uma câmara sem ar, participou de uma sessão de vôos parabólicos - quando o avião sobe e então descreve uma parábola, em queda livre. Com este tipo de vôo, os ocupantes têm por alguns segundos a sensação de ausência de peso.

Fonte: www.uol.com.br

Resultados dos desafios de ontem:

1) Fácil: _ _ _ João Del Rei, cidade histórica mineira. Resposta: São.
2) Médio: Conjunto de três partidas de tênis (três letras). Resposta: Set.
3) Difícil: Rocha, em francês (três letras). Resposta: Roc.

Desafios de hoje:

1) Fácil: Cada unidade da saca de milho (quatro letras).
2) Médio: A maior e mais pesada ave brasileira (três letras).
3) Difícil: Rio da Europa Central (quatro letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.

Se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do linkComments (abaixo do final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco).

Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: