Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gripe e resfriado: como prevenir?


Bom dia!

Notícia de última hora: Aproveitando a onda de sucesso dos jogos musicais e do iPhone, a banda Metallica estrela mais um game do gênero que chega à loja virtual do iTunes hoje. “Tap tap revenge: revenge: Metallica” traz 10 músicas da banda que podem ser tocadas no aparelho e custa US$ 5.

Gripe e resfriado: como prevenir?

Gripe e resfriado são doenças viróticas, mas apesar de parecidas, não podem ser consideradas a mesma coisa. Ambas são mais frequentes no inverno pela queda da umidade do ar, uma característica desta época. As pessoas também ficam mais expostas aos vírus por permanecerem em locais mal ventilados e utilizarem roupas de frio guardadas há muito tempo.

Os resfriados são causados por diversos vírus que lesam as paredes das vias aéreas (nariz e garganta), gerando inflamações nesta região. Os sintomas mais comuns são irritação na garganta, secreção nasal (coriza), nariz entupido, tosses e, em alguns casos, febre baixa. Estes sintomas variam de acordo com cada pessoa, dependendo de fatores alérgicos, baixa imunidade e estresse emocional.

Já a gripe é transmitida pelo vírus Influenza que causa infecção respiratória. Seus sintomas são febre alta, cansaço, dores de cabeça, fraqueza, tosses, dores de garganta e mal-estar. O vírus da gripe sofre alterações genéticas todos os anos e por isso, existe grande necessidade de se cuidar.
O contágio do resfriado e da gripe ocorre pelo ar, em contato com pessoas doentes e objetos usados por elas. Não existem tratamentos. Portanto, recomenda-se a orientação do médico para prescrever medicamentos adequados que aliviem os sintomas.

Dicas para enfrentar melhor a gripe e os resfriados:

- Manter uma alimentação saudável;
- Beber bastante líquido;
- Descansar e dormir bem;
- Não tomar antibióticos sem consultar o médico;
- Manter a casa bem ventilada;
- Lavar as mãos com freqüência;
- Usar lenços descartáveis.Vacina contra a Gripe

A vacina é considerada a maneira mais eficaz de prevenir a gripe. Ela atua de modo a ajudar o sistema imunológico agir contra o vírus, que é mutante, daí a necessidade da vacinação anual.

A época ideal de vacinação é no outono, de preferência nos meses de abril e maio, pois o organismo leva de uma a duas semanas para produzir os anticorpos que proporcionarão a proteção da vacina. Qualquer pessoa pode ser imunizada a partir de seis meses de idade. No Brasil, a vacinação contra a gripe é feita pelo Governo, gratuitamente, para maiores de 60 anos, crianças e adultos com indicação médica (problemas pulmonares e cardíacos; asma; enfisema; bronquites crônicas; tuberculose; hipertensão; fumantes; gestantes a partir do 3º mês; doença renal crônica; anemias graves; doentes que estejam em fase de tratamento que reduz a imunidade; diabéticos; indivíduos que convivam com esses grupos e profissionais da saúde de uma maneira geral).

A vacinação é contra-indicada apenas para as pessoas com alergia a ovo.

Autora: Maira Moreira
publicado no site www.sucessoefelicidade.com.br no dia 25/08/09
----------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: