Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cura rápida de fobia


Bom dia!

Notícia de última hora: Pesquisadores identificaram que Pavlopetri, na Grécia, achada debaixo das águas do Mar Mediterrâneo em 1967 é a cidade submersa mais antiga do mundo, com 5.000 anos.

Cura rápida de fobia

Passos


  1. Estabeleça Rapport com relação aos circuitos responsáveis pela resposta fóbica imprimida, reconhecendo e validando sua intenção positiva e a importância de sua ação protetora no contexto do passado.

  2. Crie uma poderosa âncora de recursos em estado dissociado. Âncora de poder, de vitória, de confiança etc..

  3. Construa com o Sujeito o contexto metafórico do trabalho: uma ampla sala de cinema com a tela à frente, as poltronas no meio e o projetor atrás.

  4. Treine e teste a dissociação dupla, conduzindo o Sujeito, primeiro, a ver sua própria imagem, em uma situação agradável, projetada na tela. A seguir, leve o Sujeito a, de lá, ver-se a si próprio na poltrona, vendo a imagem dele projetada na tela. Ancore ou faça o Sujeito auto-ancorar o estado de dupla dissociação.

  5. Mantendo acionada a âncora de recursos, peça ao Sujeito que escolha uma oportunidade qualquer, possivelmente a primeira, em que apresentou aquela resposta fóbica - acesso tangencial ou parcial ao estado fóbico.

  6. Faça o Sujeito fixar - congelar - a imagem de si mesmo imediatamente antes de tudo começar, quando tudo ainda estava bem.

  7. Dê ao Sujeito o seguinte conjunto de instruções, optando por fazê-lo seja em um único bloco, como uma seqüência completa, seja dividido em duas fases subseqüentes:

    Fase I

    a. Projete na tela parcialmente tampada sua imagem tranqüila, em preto-e-branco, antes de o evento começar. Flutuando confortavelmente na cabine ou ao lado dela, em uma redoma de cristal, olhe para você sentado na poltrona, olhando para esta sua imagem na tela.

    b. A partir dessa imagem parada e, mantendo-se ao lado da cabine na posição de espectador do espectador, rode o filme, na seqüência e no tempo normal, em preto-e-branco, até que todo o evento tenha acabado e você possa se ver novamente tranqüilo e bem. Congele esta imagem final. Dê-me um aviso quando completar esta etapa.

    Fase II

    c. Deça da cabine e passe para a posição do espectador sentado na cadeira, enquanto coloca cores na imagem da tela.

    d. Entre na imagem - associando-se - e reviva o filme, rodando-o ao contrário - do fim para o começo em cores e rapidamente (2 a 3 segundos), voltando à imagem fixada inicialmente. Avise-me quando tiver acabado.

  8. Teste exaustivamente o resultado, fazendo o Sujeito reviver experiências fóbicas anteriores. Se for factível, utilize um teste da vida real.

  9. Transição ecológica, teste de ecologia e ponte-ao-futuro: Encarregue a parte responsável pela reação fóbica de promover uma forma ecológica e protetora de aprender a lidar com o objeto da fobia. Faça o sujeito manusear mentalmente o material da fobia em situações futuras e observe as respostas não-verbais. Verifique a ecologia interna e externa da mudança.
Autor: Ênio Carvalho
Publicado no site http://www.sucessoefelicidade.com.br/ no dia 24/08/09
----------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: