Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bloqueios criativos


Bom dia!

Notícia de última hora: Icann aprovou o uso de caracteres não-romanos nos endereços da rede. A proposta foi aprovada em primeira instância em 2008, e permitirá que endereços sejam escritos em árabe, chinês ou japonês, por exemplo.

Bloqueios criativos

Aproveitei a visita do meu primeiro professor de criatividade à minha cidade e reclamei dos meus recentes bloqueios à criatividade. Não estava conseguindo produzir nada novo!

O amigo riu. Afirmou que achava ótimo que eu estivesse com bloqueios criativos. Isso só prova que você é um ser humano normal, concluiu.

Se você leitor ficou perplexo com a idéia de um bloqueio ser criativo, eu também. Com aquela calma típica dos mestres o professor iniciou a sua explicação.

Os bloqueios da criatividade são normais e fundamentais para que nossa mente possa respirar, repensar, obter novo foco ou retomar o assunto. Reiniciar, se for o caso, desde o começo. É um sinal de que você precisa fazer algo!

É importante quando surgem os bloqueios identifica-los. Uma vez identificados tornam-se bloqueios criativos e estamos prontos novamente para ter idéias de como sair deles.

No meu caso a identificação estava justamente nos bloqueios pessoais. E o que fazer para identificar onde temos que atacar para desmanchar os bloqueios:

As dicas dele foram:

  • Você em algum momento sente-se com pouca confiança na geração de idéias?

  • Sente-se conformado com os resultados, quer sejam eles positivos ou negativos? Sente-se pouco à vontade nessa situação?

  • Você já parou para pensar que pode estar pensando de forma habitual e preso às regras que você criou ou lhe foram impostas? Sente-se amarrado pelas convenções sociais ou pessoais?

  • Sente-se de alguma forma paralisado emocionalmente? Já refletiu que você pode estar tão positiva ou negativamente emocionado que está amortecido?

  • Você já pensou que o problema/tema que você quer resolver pode estar saturado?

  • Sente-se com excesso de entusiasmo por algo? Esse excesso pode estar comprometendo seu desempenho criativo?

  • Você não está imaginando sem controle? Não estará usando sua intuição e percepção desfocadas do tema?

  • As respostas a uma ou mais perguntas acima poderão transformar seus bloqueios da criatividade em um novo foco criativo.

    E o que fazer?

    Simples, use os exercícios a seguir:

  • Invente um jogo novo em que você se sinta um campeão. As regras foram criadas para você ter sempre um resultado acima da média. Por exemplo: arremesso de papel no cesto de lixo com os dedos indicadores e polegares. Treine até você conseguir a perfeição e vá anotando cada novo recorde.

  • Reescreva uma história infantil onde o vilão e o mocinho invertam os papéis. O vilão é herói e o mocinho é o vilão.

  • Faça um passeio a pé e conte quantas crianças de cabelos loiros e morenos você encontrar e mentalmente tente adivinhar a idade delas.

  • Assista uma comédia daquelas bem simples e divirta-se. No final do filme tente lembrar das piadas mais engraçadas e procure reconta-las usando apenas as mãos usando apenas mímica sem nenhum som. Se encontrar voluntários faça-os rir; caso contrário use um espelho.

  • Assista a qualquer filme e procure observar os erros das cenas. Por exemplo, na época da Roma antiga atores/figurantes aparecendo com tênis ou usando relógios de pulso.

    Ao final se não der certo. Invente novas maneiras de relaxar, pensar e ter novas idéias. Afinal nenhum bloqueio é eterno. Os bloqueios são uma maneira de despertar uma nova onda criativa e inovadora. Eu já comecei.
Autor: Armando Pastore
Publicado no site http://www.sucessoefelicidade.com.br/ no dia 28/08/09
----------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: