Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Síndrome de Burnout

Bom Dia!

Índice do BLOG de hoje:

1) Artigo: Síndrome de Burnout
2) Desafios de conhecimentos gerais
3) Agenda de Eventos - BH
---------------------------------------------------------------------------------
Síndrome de Burnout

Os fenômenos da era globalizada e informatizada fazem do binômio profissional-empresa uma relação constante, preocupada e conectada. Por isso já se cunha a expressão "trabalhador on-line", para aquele que está permanentemente ligado com as rotinas do trabalho. A conexão deixou de ser apenas intangível e passou ser física, mesmo que à distância.

As maravilhas da tecnologia, como celular, laptop, palmtop e outras engenhocas, junto com a internet, formam a ponte que une a mente do profissional com metas da empresa. De outro lado, pesquisas de opinião colocam entre as maiores preocupações das pessoas o risco do desemprego.

Na moderna sociedade, também globalizada e informatizada, não apenas o sustento vem da atividade laboral, mas outros aspectos como dignidade, status, possibilidade de ascensão e reconhecimento no ambiente social se tornam complementos tão importantes quanto o objeto. Aí está o que poderia ser visto como um paradoxo: se a falta do emprego assusta, tê-lo nem sempre é um mal menor. Entretanto, quando se vai mais a fundo, estudando a origem do problema, observa-se que o desgaste não vem apenas da conexão permanente, mas, sobretudo, da frustração pela dedicação não correspondida.

A reação, na forma de desumanização nos contatos humanos, tem levado o trabalhador à beira da exaustão, principalmente aqueles que estão na chamada linha de frente, isto é, em contato com o cliente ou público. A conseqüência se manifesta no sentimento de fadiga e redução dos recursos emocionais para lidar com a situação de estresse. Num primeiro momento se incluem nesta categoria os profissionais de saúde, professores, policiais, agentes de turismo, atendentes, só para citar alguns.

Porém, ao considerar o conceito de "cliente" pregado pela moderna administração, poucos seriam os excluídos, lamentavelmente. De uma forma muito simples foi introduzido aquele que já é um dos maiores males do ambiente do trabalho: A Síndrome do Burnout.

Vista pela perspectiva psicossocial, a síndrome pode ser entendida como um processo no qual o ambiente do trabalho e aspectos interpessoais são fatores determinantes. Neste contexto, é vista como uma reação à tensão emocional crônica, por se lidar, principal e constantemente, com outros seres humanos. O processo se inicia com o desenvolvimento da baixa auto-realização pessoal e esgotamento emocional em paralelo. Na tentativa de enfrentar o problema ocorre a atuação defensiva ou despersonalização. Não é difícil de perceber que quanto mais motivado o profissional, maior o risco de ser atingido.

Estes fatores indicam que Burnout é uma síndrome multidimensional, que se refere à situação de fadiga e redução dos recursos emocionais para lidar com situações extremas, deterioração da auto-competência pela falta de realização pessoal e sucesso no trabalho, e atitudes negativas, como ceticismo e insensibilidade no trato com outras pessoas. Tal diagnóstico pode ser interpretado como uma sentença de morte (a médio-longo prazo) para empresas prestadoras de serviços.

Ao mesmo tempo se pode identificar as vítimas diretas, os profissionais esperançosos para os quais a realidade atua como fator restritivo às suas altas expectativas, desaguando em frustração e desilusão. Indiretamente perdem as pessoas por não terem suas necessidades atendidas, a organização que vê sua produtividade diminuída e a sociedade que deixa de receber serviços de qualidade. A leitura inversa revela que serviços de qualidade, com retorno para empresa e sociedade, ocorrem com profissionais que estejam no pleno potencial de suas capacidades para que possam desenvolver habilidades reflexivas e criatividade. Em outras palavras, a saúde mental destes trabalhadores passa a ser, então, uma necessidade da organização já que precisa deles para atingir seus objetivos.

Reconhecido como um problema de saúde que afeta diretamente o desempenho profissional e produtividade organizacional, o fenômeno, talvez por ser ainda pouco conhecido, não tem recebido das empresas a atenção proporcional aos danos que a ela causa. Assim se inaugura uma nova ordem na relação entre o homem e o trabalho, ainda não muito bem compreendida a não ser por alguns especialistas que se dedicam a estudos pioneiros.

E as organizações estão se preparando para lidar com tal situação? Ao que tudo indica, carecem de mais conhecimentos sobre os novos cenários, já que insistem em métodos ortodoxos, mas aceitos, para lidar com a motivação de seus profissionais. Na verdade, pouco arriscam além daquilo imposto pela ditadura das consultorias, e mantém, repetitivamente, os mesmos programas de treinamento, sem ousar na mudança. Ao aceitarem o jogo, comprometem o próprio desempenho.

Assim, as reuniões de integração e outras atividades mais ou menos lúdicas, por mais importantes e úteis que sejam, podem ter efeito inverso, já que atuam no sentido de aumentar expectativas, potencializando a possibilidade de frustração. Como já citado, não é difícil de perceber que quanto mais motivado o profissional, maior o risco de ser atingido.

O desafio das áreas de RH é buscar o equilíbrio entre instrução, incentivos à motivação e condições emocionais para poder efetivá-los. Este texto chama atenção para o fato de que há excesso de atenção com os dois primeiros fatores e marginalização do terceiro. Informação de extrema importância dá conta de que os aspectos da síndrome estão associados a processos e estrutura de administração nas organizações de onde vêm estilos de liderança, processo de comunicação, avaliação de desempenho, políticas de saúde e segurança.

O alinhamento com missão e objetivos torna estes constructos superiores ao da própria definição. São os tradicionais conceitos, já dominados nos meios organizacionais, mas que podem (e devem) ser percebidos sob nova óptica. É por aí que se começa.

Autor: Benedito Macieira
Colaborador (quem enviou o texto): Alexandre Almeida
---------------------------------------------------------------------------------
Resultados dos desafios de ontem (quarta-feira - 27/09):

1) Fácil: Falta de trabalho (dez letras). Resposta: Desemprego.
2) Médio: Puro, simples (quatro letras). Resposta: Mero.
3) Difícil: 160, em algarismos romanos (três letras). Resposta: Clx.

Desafio de hoje (quinta-feira - 28/09):

1) Fácil: Auxílio, socorro (cinco letras).
2) Médio: Fruta roxa silvestre (cinco letras).
3) Difícil: Considera bom (seis letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
Agenda de Eventos - BH

Veja alguns dos eventos em destaque nas próximas duas semanas:

1) 18/08 a 10/12 - Decora Líder - A Decora Líder 2006, mostra de projetos de decoração, promete repetir o sucesso das edições anteriores com os 17 requintados ambientes projetados por profissionais de destaque na área de arquitetura e decoração. Avenida Carlos Luz, 271 – Bairro Caiçara
2) 27/09 a 08/10 - O Mágico de Oz (peça original da Broadway) - Minas Shopping
3) 29/09 - Barão Vermelho - MTV ao Vivo - Chevrolet Hall
4) 29/09 - Sky Sound - O Sky Sound, pela primeira vez em BH, vai reunir o melhor da house music com o Dj Mike Parsons (considerado o melhor Dj internacional pela Rraurl) - Joy Club Lounge.
5) 30/09 - Fernanda Abreu - MTV ao Vivo - Chevrolet Hall
6) 30/09 - Rebelde - RBD - Mineirão
7) 08/10 - Skank - Chevrolet Hall

Fontes: http://www.guiabh.com.br e http://www.maristahall.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (no final deste BLOG, na tarja com fundo branco). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: