Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

10 Dicas para Delegar com Eficácia - Segunda Parte

Bom Dia!

Índice do BLOG de hoje:

1) Dica do Dia: 10 Dicas para Delegar com Eficácia - Segunda Parte
2) Desafios de conhecimentos gerais
---------------------------------------------------------------------------------
10 Dicas para Delegar com Eficácia - Segunda Parte

1. Defina claramente o que está delegando.

Ninguém pode adivinhar o que você tem em mente. Diga com todas as letras o que você pretende:

a. O que deve ser feito;
b. Os resultados almejados em termos de qualidade e quantidade;
c. A data limite para sua execução;
d. O sistema de acompanhamento que pretende adotar (se diário, semanal, quinzenal, mensal etc.)

2. Defina o grau de autoridade e responsabilidade.

Não basta passar o abacaxi da responsabilidade da tarefa ao seu pessoal. É preciso também dar-lhes autonomia decisória para a alocar recursos e recorrer a pessoas em caso de necessidade, ou o abacaxi com certeza não será descascado. Diga a claramente a cada um quais as suas responsabilidades e os limites de autonomia decisória. Lembre-se porém de que, por mais que você delegue a responsabilidade da tarefa a alguém, perante a empresa, entretanto, o responsável final por ela será sempre você, já que é um trabalho de sua alçada entregue em confiança à outra pessoa.

3. Saiba a quem delegar.

Certifique-se de que a pessoa que recebeu a delegação tem o preparo, a experiência e a capacidade requeridas para executar o serviço. Caso contrário, você poderá estar se lançando num vôo cego.

4. Treine.

Caso seu colaborador não tenha os três requisitos anteriormente mencionados, mas demonstre potencial e boa vontade em aprender, então nada melhor do que treiná-lo.Você mesmo ou alguma outra pessoa habilitada pode fazer isso. Também poderá recorrer a cursos, estágios etc. Se investir na pessoa certa, o retorno não tardará a trazer frutos.

5. Delegue não apenas para os mais capazes.

Se delegar somente aos mais competentes, você os estará punindo com excesso de trabalho e gratificando os menos capazes com pouco trabalho. Além disso, a delegação é um dos melhores métodos para desenvolver pessoas, pois, na maioria das vezes, elas se sentirão motivadas e desafiadas. Dê oportunidade para que todos aprendam novidades e as coloquem em prática e ficará surpreso com algumas pessoas que já estavam no “freezer”, mas que, com a nova chance, renascem das cinzas, podendo inclusive aumentar a produtividade e voltar a progredir novamente.

6. Delegue o resultado, não o procedimento.

Certifique-se de que o colaborador entenda “o que” deve ser feito. O “como” deixe sob a responsabilidade dele, a menos que ele seja totalmente inexperiente no assunto. Neste caso treine-o antes. Deixando os procedimentos a cargo do subordinado, é possível que ele descubra formas novas e mais eficazes de executar uma tarefa ou obter novos resultados.

7. Conheça bem o seu pessoal.

Se não conhecer bem o seu pessoal, dará um tiro no escuro ao tentar acertar o alvo. Antes de delegar, conheça a competência de cada um, quem está mais apto a fazer o quê, suas limitações, seus planos e aspirações profissionais, seu grau de maturidade e iniciativa, potencial de crescimento etc. Assim você estará assegurando uma boa escolha ao delegar.

8. Seja acessível.

De nada adianta você se prontificar a responder perguntas e a ajudar nas dificuldades, se na primeira vez em que o colaborador aparece com dúvidas, você mostra um semblante de tigre irritado. Paciência e disposição em explicar fazem parte do processo de delegação. Assim, demonstre ao seu subordinado, com atos, que ele sempre poderá consultá-lo quando tiver uma dúvida. Após aprender o trabalho, ele deslanchará sem precisar perguntar-lhe mais.

9. Evite delegação para cima.

A delegação de baixo para cima acontece quando um colaborador seu vem lhe fazer uma pergunta e você responde: “Pode deixar comigo, que eu resolvo esse problema” ou então:“Vou descobrir a resposta e depois lhe direi”. Quem ficou agora com a tarefa nas mãos? Você, é claro. A atividade foi delegada de volta a você. Em vez disso poderia ter dito a ele para pesquisar ou recorrer a alguma outra pessoa que conheça o trabalho e, assim, ele mesmo encontrar a melhor opção. Nada impede, entretanto, que você dê algumas sugestões e orientações, desde que você não assuma a tarefa delegada.

Há três formas principais de delegar autoridade:

a. Diga ao empregado para analisar a tarefa ou problema e dar-lhe duas ou três soluções possíveis: você escolherá uma.

b. Diga a ele para analisar a tarefa ou problema e como pretende resolvê-lo, e depois, deixe-o implantar a solução, a menos que você, ao examinar a opção, não concorde com ela. Neste caso, explique o motivo da não-aceitação de sua idéia e elogie-o pelo esforço.

c. Diga a ele para resolver o problema, implantar a solução, e para, depois, mantê-lo informado do andamento dos trabalhos. A utilização desta terceira opção é mais aconselhável no caso de pessoas nas quais você confia e cuja qualidade e competência no trabalho você já conhece.

10. Avalie os resultados em conjunto com o subordinado.

Avalie os resultados em conjunto com o empregado, dando e recebendo feedback. Assim, você poderá verificar seus acertos (a propósito, não se esqueça de elogiá-lo por isso) e dizer-lhe o que ainda precisa melhorar em seu trabalho, se for o caso. Lembre-se de valorizar os acertos em vez de limitar-se somente a apontar erros. Saiba elogiar e, quandohouver erros, faça a crítica de forma construtiva, incentivando o colaborador a melhorar.Afinal, com os erros também se aprende.

Fonte: www.quebrandobarreiras.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
Resultados dos Desafios de ontem (domingo - 03/09):

1) Fácil: _ _ _ _ _ gelada; gíria para cerveja. Resposta: Loura.
2) Médio: Fruto servido com granola (quatro letras). Resposta: Açaí.
3) Difícil: Folia de _ _ _ _, festa de 6 de janeiro. Resposta: Reis.

Desafio de hoje (segunda-feira - 04/09):

1) Fácil: Adornos do carnaval - no plural (nove letras).
2) Médio: Metal para prender papel (cinco letras).
3) Difícil: Força Militar (cinco letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (no final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: