Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

domingo, 19 de agosto de 2007

Por que as mulheres têm pânico de barata?

Bom dia!

Comentário de última hora: Lulinha "nada sabe" disse aos atletas do Parapan que o preconceito é nojento. Concordo plenamente! Mas existem outras coisas nojentas como a corrupção, que vêm impedindo o Brasil de ser uma nação com direitos e deveres iguais para todos.

Por que as mulheres têm pânico de barata?

Mania de perseguição

Pode parecer paranóia, coincidência, mas sempre que uma barata aparece correndo para debaixo dos móveis quem avista é uma mulher. Parece até que a bichinha tem atração por hormônios femininos!

A publicitária Priscila, de 27 anos, nunca vai esquecer o dia em que estava deitada e sentiu algo se mexendo no cabelo. "Gritei, chorei e esperneei até que a atrevida resolveu sair voando", conta.

A advogada Giuliana, de 35 anos, também se viu em apuros: "A barata passou pela saída de ar do carro e começou a subir pelo vidro. Por sorte, encontrei um posto de gasolina. Saí gritando. Os frentistas vieram com o extintor achando que era incêndio!"

A assistente administrativa Priscila, de 26 anos, chegou a sair descalça na rua depois de ver um monstro de 3 centímentros em casa.

Coisa de moça histérica? Nada disso. "Quem sofre de entomofobia [medo de inseto] sente até tremedeira, mãos frias e taquicardia, como num ataque de pânico", explica o neurologista Mauro Muskat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Quem quer essa tortura?

Até os humanos da pré-história tinham problemas com barata. "Sempre que nossos ancestrais estavam em locais inóspitos e em situações ruins, ela aparecia", conta a psiquiatra Ana Beatriz Silva, autora do livro Mentes com Medo (Integrare).

"A lembrança foi passada por meio das gerações e ficou gravada em nossos genes." Segundo o jornal The Baltimore Sun, essa relação mal resolvida com o inseto já foi explorada para efeito de tortura num antigo manual secreto da CIA: "Descubra as fobias — como medo de barata — e useas contra o preso".

Para piorar o quadro, conviver com baratas faz mal à saúde. Seus detritos causam pneumonia, alergias e infecções respiratórias, segundo a alergista Ana Paula Castro, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Viu como temos razão?

Céus, elas são imortais!

Se uma vassourada garantisse o fim do pânico em cem por cento das vezes, tudo bem. O problema é que ela foge com habilidade ímpar ou, pior, sai voando. "Baratas possuem sensores que indicam movimentação do ar, servindo de alerta contra predadores", diz o entomologista Marcos Potenza, do Instituto Biológico de São Paulo.

E, mesmo que se consiga esmagar a cabeça dela, o esforço pode ser em vão, porque seus órgãos vitais estão espalhados pelo corpo. A dificuldade de matar é tanta que corre na internet esta piada: "Como se faz para matar uma barata? Use sal, pinga, fósforo e pedra. Coloque tudo no chão nessa seqüência. Aí, a barata come o sal pensando que é açúcar, fica com sede e bebe pinga pensando que é água, fica bêbada, tropeça no palito, bate a cabeça na pedra e morre de traumatismo craniano".

É correr ou vencer

Nesse jogo de quem-é-o-mais-forte, ou você tem alguém por perto pronto para matar a bandida, ou arma-se (com sapato, vassoura, inseticida...) e parte para cima dela, ou supera o medo.

"A terapia mais comum nesse caso é a de exposição, quando vamos aproximando a pessoa daquilo que ela teme", conta a psicóloga Olga Inês Tessari, autora do livro Dirija Sua Vida sem Medo (Letras Jurídicas).

Vai encarar?

Autora: Daniela Folloni
Fonte: http://nova.abril.uol.com.br
--------------------------------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG em seu e-mail, totalmente gratuito, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBO A NEWSLETTER"
--------------------------------------------------------------------------------
Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!

Um comentário:

Anônimo disse...

manda a especialista tentar vencer o medo dela encarando uma barata pra ver se ela encara rs