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sexta-feira, 10 de agosto de 2007

10 dicas para delegar bem

Bom dia!

Comentário humorístico de última hora: Quem diria, o carequinha mais famoso do Brasil fez implante na cabeça. "Marcos Calvolério", homem responsável pelo valerioduto fez implante e agora virou fazendeiro. Em breve teremos o vacoduto no meio rural. Não acredita? Confira no site do UOL, hoje, pelo link http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u319040.shtml

10 dicas para delegar bem

Eis as dez orientações para uma delegação eficaz.

  1. Defina claramente o que está delegando. Ninguém pode adivinhar o que você tem em mente. Diga com todas as letras o que você pretende: a) o que deve ser feito; b) os resultados almejados em termos de qualidade e quantidade; c) a data limite para sua execução; d) o sistema de acompanhamento que pretende adotar (se diário, semanal, quinzenal, mensal etc.)
  2. Defina o grau de autoridade e responsabilidade. Não basta passar o abacaxi da responsabilidade da tarefa ao seu pessoal. É preciso também dar-lhes autonomia decisória para a alocar recursos e recorrer a pessoas em caso de necessidade, ou o abacaxi com certeza não será descascado. Diga claramente a cada um quais as suas responsabilidades e os limites de autonomia decisória. Lembre-se porém de que, por mais que você delegue a responsabilidade da tarefa a alguém, perante a empresa, entretanto, o responsável final por ela será sempre você, já que é um trabalho de sua alçada entregue em confiança à outra pessoa
  3. Saiba a quem delegar. Certifique-se de que a pessoa que recebeu a delegação tem o preparo, a experiência e a capacidade requeridas para executar o serviço. Caso contrário, você poderá estar se lançando num vôo cego.
  4. Treine. Caso seu colaborador não tenha os três requisitos anteriormente mencionados, mas demonstre potencial e boa vontade em aprender, então nada melhor do que treiná-lo. Você mesmo ou alguma outra pessoa habilitada pode fazer isso. Também poderá recorrer a cursos, estágios etc. Se investir na pessoa certa, o retorno não tardará a trazer frutos.
  5. Delegue não apenas para os mais capazes. Se delegar somente aos mais competentes, você os estará punindo com excesso de trabalho e gratificando os menos capazes com pouco trabalho. Além disso, a delegação é um dos melhores métodos para desenvolver pessoas, pois, na maioria das vezes, elas se sentirão motivadas e desafiadas. Dê oportunidade para que todos aprendam novidades e as coloquem em prática e ficará surpreso com algumas pessoas que já estavam no “freezer”, mas que, com a nova chance, renascem das cinzas, podendo inclusive aumentar a produtividade e voltar a progredir novamente.
  6. Delegue o resultado, não o procedimento. Certifique-se de que o colaborador entenda “o que” deve ser feito. O “como” deixe sob a responsabilidade dele, a menos que ele seja totalmente inexperiente no assunto. Neste caso treine-o antes. Deixando os procedimentos a cargo do subordinado, é possível que ele descubra formas novas e mais eficazes de executar uma tarefa ou obter novos resultados.
  7. Conheça bem o seu pessoal. Se não conhecer bem o seu pessoal, dará um tiro no escuro ao tentar acertar o alvo. Antes de delegar, conheça a competência de cada um, quem está mais apto a fazer o quê, suas limitações, seus planos e aspirações profissionais, seu grau de maturidade e iniciativa, potencial de crescimento etc. Assim você estará assegurando uma boa escolha ao delegar.
  8. Seja acessível. De nada adianta você se prontificar a responder perguntas e a ajudar nas dificuldades, se na primeira vez em que o colaborador aparece com dúvidas, você mostra um semblante de tigre irritado. Paciência e disposição em explicar fazem parte do processo de delegação. Assim, demonstre ao seu subordinado, com atos, que ele sempre poderá consultá-lo quando tiver uma dúvida. Após aprender o trabalho, ele deslanchará sem precisar perguntar-lhe mais.
  9. Evite delegação para cima. A delegação de baixo para cima acontece quando um colaborador seu vem lhe fazer uma pergunta e você responde: “Pode deixar comigo, que eu resolvo esse problema” ou então: “Vou descobrir a resposta e depois lhe direi”. Quem ficou agora com a tarefa nas mãos? Você, é claro. A atividade foi delegada de volta a você. Em vez disso poderia ter dito a ele para pesquisar ou recorrer a alguma outra pessoa que conheça o trabalho e, assim, ele mesmo encontrar a melhor opção. Nada impede, entretanto, que você dê algumas sugestões e orientações, desde que você não assuma a tarefa delegada. Há três formas principais de delegar autoridade: a) diga ao empregado para analisar a tarefa ou problema e dar-lhe duas ou três soluções possíveis: você escolherá uma; b) diga a ele para analisar a tarefa ou problema e como pretende resolvê-lo, e depois, deixe-o implantar a solução, a menos que você, ao examinar a opção, não concorde com ela. Neste caso, explique o motivo da não-aceitação de sua idéia e elogie-o pelo esforço; c) diga a ele para resolver o problema, implantar a solução, e para, depois, mantê-lo informado do andamento dos trabalhos. A utilização desta terceira opção é mais aconselhável no caso de pessoas nas quais você confia e cuja qualidade e competência no trabalho você já conhece.
  10. Avalie os resultados em conjunto com o subordinado. Avalie os resultados em conjunto com o empregado, dando e recebendo feedback. Assim, você poderá verificar seus acertos (a propósito, não se esqueça de elogiá-lo por isso) e dizer-lhe o que ainda precisa melhorar em seu trabalho, se for o caso. Lembre-se de valorizar os acertos em vez de limitar-se somente a apontar erros. Saiba elogiar e, quando houver erros, faça a crítica de forma construtiva, incentivando o colaborador a melhorar. Afinal, com os erros também se aprende.

Autor: Ernesto Artur Berg

Fonte: www.quebrandobarreiras.com.br
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