Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Entenda a importância da medicina natural


Bom dia!

Notícia de última hora: Estamos há algumas horas da virada de ano. Em BH, a festa principal será na Lagoa da Pampulha. Serão mais de 15 minutos para estourar 28 toneladas de fogos, de 120 efeitos e cores, que serão lançadas de cinco pontos diferentes da lagoa.

Entenda a importância da medicina natural

A medicina alternativa tem conquistado, cada vez mais, espaços na sociedade brasileira. Ao contrário da medicina tradicional, aprendida nas escolas médicas e que busca a cura em tratamentos baseados em comprovações científicas, esta medicina não faz utilizações de remédios. Podemos assim dizer que ela trabalha com práticas médicas diferentes da tradicional, pois estuda o organismo humano como um todo. Com isso, necessita de entender o físico e o psicológico do paciente.

Estamos no século XXI, a tecnologia avançada como nunca esteve, várias descobertas de tratamentos para doenças, e mesmo assim, a medicina alternativa cresce. O que explica isso? Pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Harvard, Estados Unidos, mostram que as pessoas tendem a adotar uma vida mais saudável, o que ajuda a prevenir e combater doenças. O questionamento sobre a qualidade de vida passou a ser freqüente na vida de grande parte das pessoas. Elas buscam melhorar os hábitos do dia-a-dia, tornando-os mais saudáveis.

A medicina alternativa, também conhecida como medicina oriental ou chinesa, mostra que para ter uma vida saudável é necessário manter o equilíbrio do corpo. Quando uma emoção, seja ela de alegria, tristeza, preocupação ou irritação, se torna constante na vida de uma pessoa, ocasiona um desequilíbrio das vias energéticas do corpo, podendo prejudicar diversos órgãos, como o coração, rim, pulmão, dentre outros. A medicina oriental existe há mais de três mil anos. Antigamente, era ensinada por mestres discípulos que dominavam as técnicas buscando a cura. Ela trata o organismo humano como um todo e por isso, não trata o doente, e sim a doença. Acredita-se no poder da cura pelo próprio organismo.

O maior objetivo da medicina alternativa é encontrar o equilíbrio e harmonia entre a mente, corpo e espírito. Para fazer os tratamentos, é imprescindível que a pessoa acredite em todo o procedimento e o faça adequadamente, conforme as recomendações.

Várias práticas desta medicina já são bem conhecidas pela eficiência dos seus tratamentos, como a homeopatia, acupuntura, aromaterapia, fitoterapia e florais.

A homeopatia visa curar a doença com seu semelhante, ou seja, trata os doentes com substâncias que produziria os mesmos sintomas da doença em uma pessoa saudável. Ela vê os sintomas como reação à doença, passando a estimulá-la ao invés de suprí-la. A acupuntura é realizada através de estímulos de determinados pontos da superfície da pele, através de agulhas especiais feitas de aço inoxidável, que permite que o organismo exerça sua capacidade de auto-cura. A aromaterapia trata as doenças com ajudas de óleos e essências extraídos de vegetais. Estes extratos são utilizados na pele, inalados ou colocados em banhos. Os óleos mais comuns são óleos de camomila, cedro, eucalipto e jasmin.

A fitoterapia são os famosos chás. Eles são preparados com plantas que contém princípios ativos que estimulam defesas naturais do corpo, prevenindo doenças e desequilíbrios orgânicos. Eles não têm reações colaterais e por isso são muito buscados. Já os florais são usados para tratar sentimentos que podem prejudicar a pessoa. Acredita-se que as flores possuem vibrações energéticas capazes de liberar maus fluídos dos campos energéticos do organismo humano.

Esses métodos da medicina alternativa poder tratar diversas patologias como estresse, insônia, prisão de ventre, cólica, enxaqueca, dores musculares, depressão, dentre muitas outras. Apesar disso, o debate e questionamentos sobre esses métodos são grandes. Cientistas tentam comprovar a veracidade dos métodos e sua potencialidade de cura. Também, existem muitos profissionais atuando na área que não estão aptos e preparados para desenvolver as teorias. Os profissionais orientam tomar muito cuidado quando for procurar um médico. Se estiver interessado, peça orientações para amigos, familiares e conhecidos. Uma indicação nunca é demais.

Autor: Maíra Moreira
Publicado no site: http://www.sucessoefelicidade.com.br/ no dia 06/10/09
Contato do autor: http://www.sucessoefelicidade.com.br/colunistas_35.html
----------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: