Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Uma soneca no trabalho

Bom dia!

Comentário de última hora: A iluminação de Natal da Praça da Liberdade, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte, foi inaugurada no início da noite desta quarta-feira (05/12). Ao todo, são utilizados 120 mil microlâmpadas, quatro mil fios luminosos, guirlandas giganes e 40 bonecos vestidos de Papai Noel. A Praça fica iluminada até dia 06/01/2008.
Uma soneca no trabalho
Olhar para o negócio sempre com o foco no funcionário: essa é uma mentalidade cada vez mais presente nas empresas, que tem trazido resultados favoráveis para elas e para os seus colaboradores.
Diferente de anos atrás, hoje é comum encontrarmos empresas com salas de jogos, de massagens, de TV. Mas, já há algum tempo, um outro benefício tem sido muito admirado pelos funcionários: a "sala da soneca".
Segundo especialistas, 30 minutos de sono podem ser um combustível para continuar o dia com energia e disposição para o trabalho. "É fato: os efeitos de tirar um cochilo durante o dia são benéficos. Uma pausa ajuda a interromper o ciclo de estresse", afirma a médica Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono de São Paulo.
Além disso, um cochilo depois do almoço também faz bem para a saúde. "Um estudo que investigou mais de 14 mil pessoas mostrou que quem descansa durante o dia tem menos chances de ter mortalidade cardiovascular, especialmente na população feminina", agrega a médica.
A Sala do Conforto
Nada melhor do que conseguir que os funcionários sejam mais que colaboradores; sejam admiradores e fãs da empresa em que trabalham. É isso o que a maioria das organizações vem procurando hoje: ganhar aliados, que, satisfeitos, “vistam a camisa” e entrem de cabeça nos negócios. A iniciativa vem dando certo.
É o caso da Masa da Amazônia, fábrica de componentes plásticos injetados, apontada por duas vezes consecutivas como a melhor empresa para trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A - Exame. Dentre os diversos benefícios que a empresa oferece para os seus colaboradores, está a tão desejada “sala da soneca”, nomeada sala de conforto. Os colaboradores têm disponíveis duas salas – uma para os homens e uma para as mulheres.
A idéia de criar a sala veio justamente para dar mais conforto e qualidade de vida aos colaboradores. "O objetivo era deixá-los mais à vontade e contribuir para a qualidade de vida deles", diz Kellenn Osmidio, gerente de gestão de pessoas.
Kellenn conta que a criação da sala surgiu a partir de um consenso entre os líderes, que também consideravam o ambiente importante e favorável para a empresa e seus funcionários. "Nós temos uma diretriz aqui na fábrica, que acredita que colaborador feliz gera sempre melhores resultados. Então, tudo que nós podemos fazer para o colaborador, nós fazemos", explica Kellenn.
Os funcionários da empresa têm uma hora de almoço, mas costumam almoçar em 30 minutos para gastar os outros 30 minutos na sala de conforto. Segundo Kellenn, algumas mudanças são visíveis. "A disciplina, o humor e com certeza a produtividade, mesmo que nunca tenhamos mensurado, melhoraram muito", conta.
Desde que a sala foi criada, há dois anos e meio, ela nunca precisou ser pintada ou ter suas poltronas substituídas. "Tem pessoas que falam: ‘ah, eu não vou fazer [sala da soneca] porque o meu colaborador vai estragar’. Aqui isso não acontece, porque nós trabalhamos os benefícios, mas também trabalhamos a conscientização, para que ele perceba que a empresa o está beneficiando, mas que também precisa do comprometimento, do cuidado, da disciplina e da maturidade dele", afirma Kellenn.
Gerando Satisfação
Ao que parece, a Masa está conseguindo atingir seu objetivo de fazer os funcionários felizes. A analista de RH Conceição Lima trabalha na empresa há sete anos e pôde acompanhar muitas mudanças na organização. Ela conta que, aos poucos, a empresa foi criando os benefícios e estreitando as relações com o colaborador. "Quando eu entrei já havia alguns benefícios, mas a empresa foi aperfeiçoando e melhorando", lembra Conceição.
Ela conta que o seu rendimento melhorou bastante depois da criação da sala de conforto. Como faz pós-graduação e a empresa fica longe de casa, ela dorme tarde e acorda bem cedo. Então, a soneca depois do almoço mudou muito o seu dia-a-dia. "Eu passei a render muito mais. Depois do almoço bate aquele cansaço, e tirar aquele soninho é restaurador. Eu volto novinha em folha para a segunda parte da jornada de trabalho", enfatiza a analista de RH.
Conceição finaliza demonstrando a sua satisfação com a empresa. "A Masa é uma mãe, e das boas."
Um Cochilo na Hoken
A Hoken, fabricante de equipamentos para tratamento de água residencial e comercial, que também é uma das dez melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo o Guia Você S/A - Exame, tem uma sala da soneca, onde seus funcionários podem descansar durante o horário de almoço (1 hora e 15 minutos) e na hora do café do colaborador (20 minutos).
Antes de ser instalada, a sala da soneca funcionava informalmente na sala de convivência, onde existiam poltronas, mesas e sofás, utilizados para jogos ou outras atividades.
Para aproveitar o horário de almoço, alguns colaboradores passaram a utilizar o espaço para tirar um cochilo enquanto os demais conversavam ou jogavam. Percebendo isso - e que muitos aderiram ao cochilo -, foi criada a sala da soneca. "Tão logo constatamos essa necessidade dos colaboradores, equipamos o local com colchonetes, sofás, almofadas e ar condicionado", diz Francislaine Camargo, supervisora de Recursos Humanos.
Francislaine conta que pôde perceber que a soneca produziu dois efeitos benéficos: a melhoria da qualidade de vida e do trabalho dos colaboradores. "A soneca faz com que as energias se renovem e com que as possíveis dificuldades ocorridas no período da manhã sejam resolvidas mais calmamente na parte da tarde."
Segundo Francislaine, a Hoken tenta cercar por todos os lados para que os funcionários se sintam bem e confortáveis durante a jornada de trabalho. "O bem-estar dos colaboradores é uma das preocupações da empresa, pois quando estão bem, todos se relacionam melhor, diminui o estresse e os colaboradores apresentam um bom rendimento no período da tarde."
Helen Cristina Fernandes trabalha no núcleo de Call Center da Hoken, no atendimento direto aos clientes, e nem sempre tem uma rotina fácil de trabalho. Ela conta que poder parar um pouco durante o dia para relaxar e descansar, revigorar a mente e o corpo para ao trabalho. "A soneca depois do almoço renova minhas energias. Sinto-me mais disposta e pronta para recomeçar", finaliza Helen.
Autora: Viviane Macedo
-----------------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para
sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG em seu e-mail, totalmente gratuito, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER"
--------------------------------------------------------------------------------

Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: