Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Costumes e Tradições Natalinas








Bom dia!

Comentário de última hora: Hoje BH completa 110 anos! É uma metrópole com 2,5 milhões de habitantes cheia de opções de lazer e crescendo cada vez mais com o turismo de negócios. Conheça mais a cidade pelo link: http://www.guiabh.com.br/
Costumes e Tradições Natalinas
Amigo Oculto (ou Amigo Secreto)
Há várias versões sobre o surgimento da brincadeira de trocar presentes. Uma delas afirma que os antigos gregos costumavam presentear pessoas importantes em datas festivas. Os presenteados eram escolhidos ao acaso. Dizem também que a brincadeira poderia ter sido inspirada num ritual nórdico. Ao acordarem, os nórdicos trocavam presentes e diziam: "Que você jamais esqueça dos deuses que estão sobre nós". A troca dos presentes servia para celebrar o pacto com os deuses. Existe também uma versão mais moderna. O amigo oculto teria aparecido nas fábricas americanas. Os operários eram obrigados a participar de confraternizações de fim de ano em que tinham que presentear os colegas. Como alguns funcionários não eram nada queridos (e ficavam sem presentes), os patrões acabaram tendo a idéia de criar uma brincadeira em que os presenteados fossem escolhidos por meio de sorteio.
Ceia
A Saturnália era uma festa pré-cristã da Roma Antiga, que era encerrada com grandes banquetes. A festa terminava em 25 de dezembro. Por isso, a mesa repleta de comida, incluindo frutas secas e frutas cristalizadas por causa do inverno, foi incorporada ao Natal. Na Europa, antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a refeição é o momento de confraternização entre amigos e familiares.
Meia
O bispo Nicolau, futuro inspirador do Papai Noel, apareceu para ajudar três moças que estavam de casamento arranjado marcado. Como de costume, ele jogou um saquinho de moedas pela chaminé. Só que as moedas caíram dentro de uma meia que estava secando ali.
Lapinha
Grupo de pessoas reunido diante de um presépio para cantar músicas natalinas na noite de Natal, simbolizando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. É uma tradição que remonta a Portugal do século 13.
Marujada
Dança apenas de mulheres comandadas pela "capitoa" e pela "subcapitoa". São formadas duas colunas. As participantes caminham com passos curtos e ligeiros para a direita e para a esquerda. Os homens fazem o acompanhamento musical com viola, rabeca, violino, tambor e cavaquinho. A festa vai desde o Natal até o dia 1º do ano. Acontece entre a Bahia e a região Sul.
Natal de Luz
Espetáculo realizado desde 1991 e que já vem se tornando tradição em Curitiba, capital do Paraná. Das 116 janelas do Palácio Avenida, sede do banco HSBC, um coral de 136 crianças com idade entre 8 e 13 anos interpreta músicas natalinas e clássicos da música popular brasileira. Em Belo Horizonte, a Praça da Liberdade é toda iluminada, ganha decoração no chão, nas árvores, cores diferenciadas nas fontes. São mais de 120.000 micro-lâmpadas e cordões iluminadas, além de papais-noéis, guirlandas gigantes e música.
Pastoris
Na noite de Natal, pessoas reúnem-se diante de um presépio para cantar músicas natalinas, simbolizando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. É uma tradição que remonta à Portugal do século 13 e está muito presente no Nordeste brasileiro.
Reisado
Grupos compostos de um rei, uma rainha, um secretário, um vassalo, dois embaixadores, palhaços, músicos, cantores e dançarinos anunciam a chegada do Messias e homenageiam os Reis Magos. Usam roupas vistosas: saiotes coloridos de cetim, chapéus enfeitados de espelhos, flores artificiais e fitas. A festa ainda é comemorada no Norte e no Nordeste.
Terno de Reis
Trio de cantores-dançarinos visitam a casa de amigos no período que vai do Natal ao Dia de Reis, tocando pistão, bombardino e clarinete. Esta tradição está desaparecendo, mas sobrevive ainda em algumas cidades.
Vovô Índio
Figura criada pelos integralistas na década de 1950 para dar um ar mais brasileiro ao Natal. Trata-se de um escravo filho de índio com africano que foi criado por uma família branca. Depois de alforriado pelo irmão de criação, ficou conhecido por contar causos às crianças da região onde morava. O Índio ilustrava as histórias com bonecos que ele mesmo esculpia e, no Dia de Reis, dava de presente ao seus ouvintes.
Fonte: guiadoscuriosos.ig.com.br
-----------------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG em seu e-mail, totalmente gratuito, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER
-------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: