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terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Homem do século XXI prioriza mais família do que trabalho


Bom dia!

Comentário de última hora: As obras do Centro Administrativo do governo de Minas Gerais começam esta semana. O empreendimento será no antigo Jóquei Clube e terá seis edificações divididas em duas torres de 15 andares, cada, que abrigarão as secretarias de estado; o Palácio do Governo com 20 mil metros quadrados construídos e sete pavimentos; um prédio de serviços, um centro de convivência com lojas e restaurantes, além de um auditório com capacidade para 540 pessoas. Com o custo de R$ 948 milhões e área de 804 mil metros quadrados, a obra irá durar 30 meses.
Homem do século XXI prioriza mais família do que trabalho

De acordo com pesquisa do Ibope Mídia apresentará estudo inédito sobre o comportamento e os hábitos do homem do século XXI. Neste estudo, uma das principais reflexões aponta que o dia-a-dia familiar é considerado importante para o novo homem. A maioria deles não prioriza apenas o trabalho e o sustento da família, mas também participa ativamente da educação dos filhos e declaram que, se possível, deixariam de trabalhar para dedicar-se exclusivamente ao lar.

Esta análise foi desenvolvida a partir de estudos regulares do Ibope Mídia (Target Group Index, Monitor Evolution, entre outros) e de uma pesquisa especial chamada "Novo Homem", que levantou informações com a população masculina de 18 anos ou mais, em onze regiões metropolitanas do país (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

"O Super-homem já não é mais o modelo de herói masculino. Atualmente, os homens tendem a admirar e desenvolver uma personalidade mais flexível como a do personagem Neo, do filme Matrix", afirma Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia Brasil.

Atualmente, os homens representam 50% da população mundial. Na América Latina e no Brasil, o percentual de habitantes do sexo masculino fica em torno de 48%. E é nos Emirados Árabes onde está concentrada a maior proporção de homens na população (68%).

44% dos brasileiros são casados

Há mais homens solteiros no país (50%) do que mulheres solteiras (42%). Entre os homens, 44% são casados. Curitiba é a cidade onde há a maior parcela de homens envolvidos em uma união estável (48%), enquanto Salvador é a cidade onde há a menor parcela (29%).

Quanto às brasileiras, praticamente 40% das casadas têm até 34 anos. Entre os homens, este número é 31%.

Paternidade e família

O novo homem é companheiro e afirma que sua parceira pode contar com ele em qualquer situação, afirmaram 93% dos entrevistados. Já entre as mulheres, essa opinião é menos otimista.
No Brasil, 44% dos homens são casados. E deste total, 76% têm filhos. Embora a percepção do impacto do tempo seja distinta entre homens e mulheres, 47% dos pais que trabalham afirmam ter dificuldade em conciliar trabalho, paternidade e casamento. E mais da metade dos pais concordam que são capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos.

Trabalho

O trabalho é considerado uma carreira para mais da metade dos homens e muitos deles querem atingir o topo mais alto dessa carreira. Para 57% dos homens que trabalham, o dinheiro é a melhor medida do sucesso. Eles aproveitam quando surgem novas oportunidades e mais da metade declararam que estão dispostos a sacrificar o tempo com a família para progredir profissionalmente.

Embora as mulheres estejam em plena ascensão profissional, 57% dos cargos de direção e gerência são ocupados por homens e, enquanto metade do público feminino concorda que ambos têm as mesmas oportunidades profissionais, mais de 80% dos homens partilha dessa opinião. O novo homem considera-se preparado para lidar com mulheres mais bem sucedidas do que ele.
Comportamento

De acordo com a pesquisa do Ibope Mídia, 12% dos homens de 25 anos ou mais moram sozinhos e, mesmo sendo independentes financeiramente, 61% deles afirmam preferir morar com os pais.
Para o novo homem, o interesse pela cozinha ganhou importância nos últimos anos, especialmente entre os porto-alegrenses e entre quem tem mais de 40 anos. Essa importância é ilustrada na realização de atividades cotidianas como fazer compras no mercado (60%) e executar tarefas domésticas (70%).

Valores

A pesquisa mostra que 21% dos homens concordam que o lugar da mulher é dentro de casa. Entretanto, 72% afirmam ser a favor do divórcio.

Satisfação

O grau de satisfação masculina é bastante alto: 95% consideram-se felizes e 59% estão satisfeitos com seu estilo de vida. Se pudessem, 72% gostariam de mudar algo em sua vida.
Em relação à vida sexual, os mineiros (97%) estão mais satisfeitos do que o restante do país (94%). Um dado curioso aponta que 12% afirmam já ter usado remédio para disfunção erétil - em Recife, o número sobe para 28%.

Consumo

Embora o novo homem faça algumas compras da casa sozinho, ele não dispensa a opinião feminina. Eles são mais planejados do que as mulheres e são fiéis às marcas que gostam.
Os homens vão menos às compras, porém, quando vão, gastam mais. A média de gasto mensal com cartão de crédito é de R$ 482. Eles costumam gastar em compras pessoais cerca de 15% mais do que as mulheres.

Longe de ser metrossexual

O novo homem procura manter uma alimentação saudável, porém, não se importa com o conteúdo nutricional dos alimentos nem opta por produtos light/diet. Além disso, um terço é fumante regular, principalmente os solteiros.

Atualmente, 56% deles afirmam usar algum produto para cabelo, corpo ou rosto e 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica.

Mídia e informação

No rádio, os homens preferem programas esportivos e noticiários. Ao ler jornal, os temas mais procurados pelos casados são esportes, automóveis, construção e imóveis, enquanto os solteiros lêem páginas de entretenimento, informática e turismo.

Perfil do novo homem

De acordo com a pesquisa, o personagem é o escudo da humanidade ao defender, sozinho, as pessoas das incidências do mal. Protege a todos com seu peito de aço. O herói é símbolo de fortaleza, onipotência e independência. O estudo compara o novo homem ao Neo, do filme "Matrix". Este personagem representa as habilidades do homem atual: é flexível, disciplinado, criativo, tolerante e, principalmente, humano. É capaz de assumir seu medo e de trabalhar em equipe. Reinventa-se para adaptar-se às mudanças e ao futuro.
Fonte: Ibope Mídia
Colaboradora deste BLOG: Juliana Littig
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