Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Aromaterapia

Bom Dia!

Veja o índice do BLOG de hoje:

1) Dica de Hoje: Aromaterapia
2) Desafios de conhecimentos gerais
---------------------------------------------------------------------------------
Aromaterapia

Aromaterapia é o tratamento dos desequilíbrios através dos aromas (essências ou óleos essenciais de plantas aromáticas). É uma técnica da medicina natural, alternativa e holística, preventiva e curativa ao mesmo tempo.

Os óleos essenciais são extraídos das folhas, flores, raízes, caules, cascas ou sementes de uma planta. São moléculas orgânicas que contem vitaminas, hormônios, antibióticos. É a substância mais vital e poderosa da planta. Podemos dizer que é a alma da planta.

É uma terapia complementar que busca atender as necessidades de cada indivíduo para estabelecer harmonia e equilíbrio, devendo ser usada como prevenção e manutenção da saúde física, emocional, energética e ambiental. A aromaterapia cuida da pessoa e não da doença, portanto, cada um requer um tratamento diferenciado e pessoal. Pode ser utilizada em forma de massagens, cremes, sprays ambientais, banhos, compressas, vaporizadores, entre outros.

Trabalhos científicos comprovam que alguns aromas desencadeiam relaxamento e outros aumentam a concentração. Ressaltamos a lavanda, o pau-rosa, o gerânio e a tangerina como grandes aliados para reduzir compulsão, depressão e até mesmo TPM.

A aromaterapia se caracteriza pelo uso externo dos óleos essenciais. O olfato e a pele são suficientes para levar esta energia vital das plantas para todo o organismo e assim processar a cura. Uma fragrância é capaz de suscitar as sensações mais profundas como o amor, o riso e a felicidade.

O olfato é o único sentido que tem ligação direta com o centro primitivo do cérebro, responsável pelas nossas emoções. Quando cheiramos uma fragrância agradável, imediatamente há uma elevação espiritual, uma compensação emocional. O aroma é nosso contato com a natureza. Os aromas predispõem ao sono, à atividade, ao repouso, à comunicação, à criatividade, à integração.
Na aromaterapia, as moléculas aromáticas que chegam até o cérebro via sistema olfatório são processadas instantânea e instintivamente e agem em vários tecidos mudando o comportamento das pessoas. De uma forma sutil, afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o estresse.

CUIDADOS

Nunca os use em sua forma pura. Para não irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas, por exemplo. Nos três primeiros meses de gravidez, as gestantes devem evitar estes tipos de óleo: camomila, jasmim, cedro, basílico, manjerona, rosmarim e menta. Em caso de dúvida, deve consultar seu médico ou informar-se com um aromaterapeuta.

Se você vai usar um óleo essencial pela primeira vez, teste-o para se certificar de que não provocará reação alérgica: misture uma gota dele a uma colher (café) de óleo de amêndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, você é sensível ao produto. Não usá-los quando se expuser ao sol.

HORA DA MASSAGEM

Para massagens e banho, os óleos devem ser misturados com outros, de base; puros, eles são muito fortes para a pele. O de amêndoas é considerado o mais suave e tem menor possibilidade de irritar a epiderme. Numa massagem relaxante, para eliminar o estresse e a dor de cabeça de origem nervosa, use algumas gotas da receita a seguir, em massagem circular atrás das orelhas.

Ingredientes: 3 colheres(sopa) de óleo de amêndoas, 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo, 10 gotas de óleo essencial de lavanda, 5 gotas de óleo essencial de camomila.
Preparo: Ponha os componentes num vidrinho, tampe-os, agite-o e use a mistura. A porção é suficiente para uma massagem total de corpo. Guarde-a ao abrigo da luz e do calor.

PARA UMA MASSAGEM SENSUAL:

Assim como alguns perfumes são mais sensuais que outros, existem óleos essenciais com a reputação de afrodisíacos. Entre os perfumes, rosa, jasmim, néroli e ylang-ylang encabeçam essa lista. Entre os óleos, o de rosa é o mais procurado.
Uma receitinha: Ingredientes: 50g de óleo de amêndoas 1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo 15 gotas de óleo essencial de rosa 5 gotas de óleo essencial de coriandro 2 gotas de óleo de cedro.
Preparo: Coloque tudo num pequeno vidro, tampe, agite e utilize em massagens no corpo. A porção obtida dá para três massagens de corpo ou seis de ombros e pescoço. Guarde ao abrigo da luz e do calor.

BANHOS AROMÁTICOS

Prepare sua espuma de banho adicionando-lhe o óleo essencial preferido. Para melhor resultado, use como ingrediente de base um sabão líquido ou xampu transparente.

Banho Estimulante

Ingredientes: 120 g de sabão líquido sem perfume 25 g de glicerina 35 gotas de óleo essencial de pamplemousse 15 gotas de óleo essencial de gengibre
Preparo: Misture a glicerina e o sabão líquido. Em seguida, junte os óleos essenciais. Guarde em frasco plástico.

Banho Relaxante:

Depois de um dia de trabalho, nada melhor que um banho à base de lavanda. Elimina o cansaço e a dor de cabeça provocada por tensão.
Ingredientes: 1 frasco de xampu transparente, sem perfume 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas, 5 gotas de óleo essencial de lavanda.
Preparo: Coloque os componentes num vidro, tampe-o e agite-o. Deixe-o repousar por duas semanas em local quente, agitando-o de vez em quando. Coe o líquido e guarde-o em frasco plástico.

Fonte: www.espacozen-terapias.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
Respostas dos desafios de ontem (domingo - 13/08):

1) Fácil: Filtro _ _ _ _ _, protege a pele. Resposta: Solar.
2) Médio: Transpirado (cinco letras). Resposta: Suado.
3) Difícil: Atividades criadoras (cinco letras). Resposta: Artes.

Desafios de hoje – (segunda-feira - 14/08):

1) Fácil: Parte do paletó onde se coloca o cravo (seis letras).
2) Médio: Câmara _ _ _ _ _ _ _ _ _, local aonde atua o vereador.
3) Difícil: Atribuir algum dom a (cinco letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (no final do BLOG de hoje, na tarja com fundo branco). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: