Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

terça-feira, 4 de março de 2008

Bom dia!

Notícia de última hora: O jogador da seleção australiana de críquete, Andrew Symonds, derruba homem nu que invadiu o campo, durante o segundo de três jogos da decisão contra a seleção da Índia, em Brisbane (Austrália).

O Poder de Criar e Inovar!

Atualmente, não basta ter competência para conseguir colocação, é necessário dispor de algum diferencial, associado ao talento. A partir desta colocação, já podemos entender a razão do assunto Criatividade e Inovação ser tão "badalado". Para ter diferencial, algumas coisas são necessárias.

Em primeiro lugar, é preciso ter acesso à informação, isto é, uma condição absolutamente básica. E você precisará atendê-la através de sua formação acadêmica e também da sua disposição de ler, muito, e de pesquisar os meios disponíveis de divulgação de informações, sendo a Internet um dos mais importantes atualmente.

Em segundo lugar, lembre-se de que informação não é mesmo que conhecimento. O conhecimento depende da informação, mas nem toda a informação é útil ou relevante, portanto, é necessário desenvolver a habilidade de transformar a informação em conhecimento através de senso crítico, no mínimo. Ainda assim, conhecimento é uma condição absolutamente básica, não capaz de diferenciar um profissional o suficiente.

O passo seguinte começa a trazer alguma vantagem aos que souberem dá-lo: é necessário transformar o conhecimento, através da imaginação, em algo novo! Imaginar é uma habilidade ainda reservada ao ser humano, as máquinas não conseguem imitá-lo...

Porém, imaginar não é suficiente! O fruto da imaginação deve ser posto em prática e, isto sim, se chama criatividade. A criatividade aplicada resulta, eventualmente, em inovação. E quem for capaz de inovar, terá um diferencial competitivo e será imprescindível às empresas.

Então, se isto é verdade, as perguntas mais imediatas que surgem são: O que é Criatividade? E como desenvolvê-la?

Definições de Criatividade

Já que seria uma boa providência você prestar atenção nesse assunto, e tratar de desenvolver, um bom começo é tentar entender o que é Criatividade.

Pense, antes de mais nada, qual a resposta que você daria a esta pergunta e, depois de ter feito isso, tenha a certeza de que sua resposta está certa! Porque não existe uma resposta só para o que é Criatividade, mas muitas. De qualquer modo, se você tivesse curiosidade de pesquisar, talvez encontrasse, em muitos livros, alguns termos repetidos e, destes, surgiriam frases tais como:

Criatividade é a capacidade de fazer existirem coisas novas ou únicas e que tenham algum valor.

Ou ainda: Criatividade é a habilidade de olhar para o óbvio e enxergar algo diferente!

Ou quem sabe: Criatividade é uma função inventiva da imaginação criadora.

A lista é interminável. De qualquer forma, sabe-se que, para uma pessoa ser criativa, ela depende de três fatores: conhecimento, imaginação e senso de avaliação. Isto é fácil de entender: sem conhecimento, você não tem base nenhuma para criar. Imagine um engenheiro que quer criar uma ponte e não sabe nada de estrutura e concreto; ou um pintor que quer criar um belo quadro, mas não entende nada de materiais, cores nem sabe como combiná-las. O conhecimento, a base, deve então ser transformado de novas maneiras, através do uso da imaginação e, por fim, os resultados obtidos devem ser avaliados para serem postos em prática.

Supondo que você tenha conseguido entender um pouco do que vem a ser Criatividade, a fase seguinte é pensar em como desenvolvê-la. Nesta hora, é bom saber que alguns pressupostos já têm comprovação científica:

- É possível desenvolver a criatividade através de exercícios, atitudes e estratégias.
- Todo o ser humano é criativo, de maneiras diferentes, embora alguns achem que não.
Aqui vão algumas dicas (que você já pode começar a aplicar) de como ser mais criativo:

- Anotar toda e qualquer idéia que se tenha, a qualquer instante.
- Ler sobre assuntos diferentes, tentar fazer analogias.
- Buscar conexões entre as coisas.
- Procurar fazer as coisas de uma forma um pouco diferente, sempre que possível, para enxergar novas perspectivas.

Autor: Victor Mirshawka Jr
--------------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para
sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG em seu e-mail, totalmente gratuito, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER"
-------------------------------------------------------------------------------

Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: