Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

domingo, 16 de março de 2008

As emoções e a criatividade

Bom dia!

Notícia de última hora: Os pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos, e de outras instituições, disseram na revista "Genome Research" que identificaram 25 genes que influenciam a longevidade em dois organismos - fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae, um fungo) e minhoca (nematóide) e que pelo menos 15 deles possuem versões similares em seres humanos.

As emoções e a criatividade

Uma pesquisa conduzida pelo Dr. Adam Anderson, Professor de Psicologia da Universidade de Toronto publicada no “Proceedings of the National Academy of Sciences”, demonstrou que o humor influencia o modo como processamos a informação visual e desenvolvemos algumas atividades. A felicidade pode abrir a mente e a visão e aumentar a criatividade. Por outro lado, esse bom humor torna as pessoas mais distraídas.

No estudo, voluntários deveriam resolver dois tipos de problemas, um que requeria criatividade na associação de palavras e outro que envolvia a visão e que ignorava informações que distraem. O humor era estimulado através de músicas que despertam a felicidade ou a tristeza, além de serem solicitados a pensar sobre coisas felizes ou tristes.

Os voluntários do grupo estimulado para um estado de felicidade foram hábeis para resolver os problemas que envolviam a criatividade, porém mostraram-se distraídos e foram mal nos testes visuais com distrações. O oposto ocorreu no grupo triste. O que parece natural, quando temos dificuldades para resolver algum problema, nossa primeira reação é ficar bravo, o que acaba aumentando o foco sobre o problema.

Os cientistas afirmam que a amígdala, localizada no cérebro, pode ter um grande efeito na criatividade, pois é a parte do sistema límbico que dispara o medo e o medo torna as pessoas menos criativas. Talvez seja por isso que ter uma atitude positiva faça com que esse tipo de gente sobreviva diante do perigo e adversidades. Dica para empresários e políticos do executivo, a insegurança fará seus subordinados terem menos idéias. Pense bem, a culpa não é do subordinado mas do chefe.

Por outro lado, para se resolver problemas que envolvem leitura ou cálculo, estar muito feliz distrai, tira do foco. Dirigir em uma estrada movimentada que exija também muita atenção, não é bom e é até perigoso estar rindo à toa.

Um mau humor resultará em uma visão focada, curta. O que estiver em volta será desprezado. Em algumas situações isso é benéfico, ou seja, um pouco de ansiedade pode ser bom. Assim, contrate um contador mal-humorado. Mas não muito. O importante e o que é bom para a saúde mental é a capacidade de ser flexível, não ficar preso a um tipo de humor somente.

Para os problemas do dia-a-dia precisamos de um pouco de criatividade, assim, estimular a felicidade é uma forma de resolver o problema com soluções novas e inventivas. Comigo mesmo já aconteceu isso, durante a montagem do primeiro satélite brasileiro, o SCD-1, foi detectado um grave problema de projeto no receptor que inviabilizava algumas funções, enquanto engenheiros eletrônicos discutiam, sem ter o que fazer, a não ser esperar, enfiei a mão no bolso, agarrando meu Terço e comecei a rezar. Quando minha mente afastou-se da ansiedade geral, vislumbrei uma solução simples e que foi adotada.

Por isso vemos que não importa a época, as igrejas sempre ficam abarrotadas de gente. O ser humano é um ser social, as “igrejas” cumprem uma função que nos torna felizes. Quem assim faz, além de aplacar a dor das dificuldades, acha modos melhores de melhorar sua vida, seja espiritual ou fisicamente.

Autor: Mário Eugênio Saturno
Fonte: Jornal Diário do Comércio
Colaboradora desse BLOG: Júlia Ribeiro
--------------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG em seu e-mail, totalmente gratuito, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER"
-------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: