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terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O desafio de se fazer a gestão virtual de pessoas

Bom dia!

Notícia de última hora: A fim de proteger-se das pichações, lojas de Madri, na Espanha, estão contratando grafiteiros para decorarem suas fachadas. Algumas lojas pagaram até aos próprios pichadores que antes as atormentavam para que fizessem painéis definitivos. Acho que esta é um solução para as cidades brasileiras também.

O desafio de se fazer a gestão virtual de pessoas

A globalização impôs novas exigências para os líderes de empresas globais, além do conhecimento de gestão, da capacidade de inovar, de se adaptar de forma rápida e eficiente à nova realidade e de prever cenários e o futuro.
Outro grande desafio é trabalhar com times de diversos países, multiculturais, e criar relacionamentos e alianças estratégicas ao redor do mundo que ajudem a desenvolver os negócios. Mais ainda, a gestão de capital humano se tornou mais complexa na globalização, pois em muitos casos não é possível manter o relacionamento interpessoal.
Hoje, grande parte do relacionamento entre os executivos e seus pares e liderados é mediada por meio de tecnologias como videoconferência, conference call ou pela internet. Daí, o conceito de líder virtual. Pesquisas realizadas em alguns países revelam que a arte da liderança virtual é a terceira habilidade mais importante que o verdadeiro líder global deve desenvolver tanto para motivar times de diferentes culturas e diversos "sotaques" a cumprir os objetivos e atingir as metas da corporação, quanto para construir alianças e parcerias estratégicas, dentro de parâmetros de confiança, credibilidade e ética.
O sucesso ou o fracasso das alianças está relacionado ao cumprimento de regras. A comunicação torna-se vital nesse processo. Para superar os desafios impostos pela globalização, o líder verdadeiro precisa preservar a comunicação mais honesta, íntegra e no tempo certo, de modo a obter o espírito de colaboração dos times e dos parceiros estratégicos. Saber se comunicar, ou seja, compreender o que as pessoas dizem e se fazer entender, tornou-se, portanto, uma credencial importante para o executivo - e as empresas estão preocupadas com isso.
Em visita ao Brasil em outubro, a consultora internacional em liderança empresarial Judy Cohrs relatou um episódio em que um jovem executivo, com currículo brilhante e que acabara de assumir o posto de CEO numa corporação, fracassou no primeiro conference call que realizou com executivos da Bélgica, Austrália, Japão e Estados Unidos. Seu objetivo era transmitir as primeiras linhas de sua gestão, mas a conversa durou poucos minutos porque ele não conseguia se fazer entender e nem compreendia o que os executivos falavam.
Não basta, portanto, falar o idioma universal dos negócios, no caso, o inglês. A não compreensão dos sotaques regionais e das diversidades sociais, culturais e econômicas - em certos casos até religiosas - pode obstruir o relacionamento e restringir a atuação do líder junto à equipe global.
Para construir relacionamentos sólidos, o líder deve empenhar-se em perguntar e ouvir, entender e respeitar a diversidade não só de opiniões, mas também cultural, e estimular uma comunicação objetiva e transparente, definir regras e responsabilidades claras, de modo a estabelecer a credibilidade.
Quando se fala em experiência internacional, das empresas globais, deve-se entender que o executivo necessita não só conhecer outro país, mas entender as características do mercado e da cultura de outras sociedades e saber se comunicar de forma efetiva. Ex-vice-presidente sênior da Lee Hech Harrison, consultoria especializada em transição de carreira com 240 escritórios espalhados pelo mundo, Judy Cohrsgarante diz que desenvolver nos executivos a arte da liderança virtual e estimular os times multiculturais são ingredientes para o sucesso das organizações globais e daquelas que estão querendo ultrapassar as fronteiras locais.
A globalização criou as organizações multiculturais, e essa diversidade é importante para o mundo dos negócios. A inovação, por exemplo, é resultado da diversidade. Empresas que atuam globalmente têm visões diferentes de mercados e produtos e, em função disso, podem ampliar mais facilmente seus negócios. Mas cabe aos líderes globais a condução dessa dinâmica e, para isso, eles devem exercitar qualidades como capacidade de decidir em momentos de conflitos, trabalhar com a comunicação voltada para diferentes culturas, contribuir para que tarefas e metas sejam de fato cumpridas e no tempo certo; ter sensibilidade para aproximar pessoas e gerar conhecimento mútuo.
O executivo brasileiro tem algumas competências, como a flexibilidade diante das mudanças alucinantes no mundo dos negócios e uma maior tolerância cultural, mas precisa exercitar melhor a capacidade de se comunicar virtualmente, por meio dos e-mails e das videoconferências. É preciso ter consciência de que as novas tecnologias são ferramentas importantes de gestão, mas cabe ao executivo global usá-las com inteligência, saber que as inovações tecnológicas só são boas se compatíveis com outros sistemas. O segredo, no entanto, está no relacionamento, ou seja, o executivo precisa conversar com seus pares em outras equipes e seus liderados.

Autor: Marcelo Mariaca - Jornal Valor Econômico - 21/01/2008
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