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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Benefícios ousados, executivos felizes e eficientes

Bom dia!

Notícia de última hora: O fotógrafo americano Kevin Connolly, que não tem pernas, viajou 15 países em cima de seu skate para registrar os olhares curiosos das pessoas sobre sua condição física.

Benefícios ousados, executivos felizes e eficientes

Foram sete dias fazendo exercícios físicos, relaxando e comendo apenas alimentos saudáveis.

Uma rotina totalmente diferente para o diretor de Negócios para a América Latina da Siemens, José Afonso Kuhn. "Pela primeira vez em 28 anos de vida profissional, eu consegui me preocupar só comigo mesmo", afirma o executivo. Kuhn ganhou da empresa a estadia em um spa 5 estrelas, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Ele conta que foi estimulado pela equipe de médicos da Siemens, após apresentar sintomas de estresse e alguns resultados de exames alterados. Kuhn disse ainda que há 20 anos tomava remédios para combater uma forte azia. Depois da temporada, tudo mudou: "A primeira coisa que eu fiz foi aprender a comer de novo. Você aprende que seu metabolismo tem de funcionar sempre. Se você comer como eu comia, às 08h, às 15h e à noitão, o organismo fica acumulando alimentos e gorduras porque ele nunca sabe quando terá novo ‘combustível’. Lá no spa, toda hora se come. Eu me conscientizei."

Além de perder três quilos e meio durante a semana no spa, Kuhn chegou à meta de menos 10 quilos já nas semanas seguintes. E a azia? "Não tive mais. Desde o dia que eu entrei lá até hoje, oito meses depois, o estômago não reclamou. Nunca mais tomei remédio."

O privilégio faz parte do Programa de Qualidade de Vida, implantado há mais de 10 anos na multinacional alemã. O benefício é exclusivo para gestores gerais e diretores. Maria Cristina Nader, gerente corporativa de Medicina da Siemens, explica a razão:"Eles são efeito dominó. Quando estão estressados, é uma equipe inteira que fica estressada. Por isso que a gente dá preferência às lideranças, para que eles conduzam o seu grupo de uma forma mais adequada." Anualmente, de cinco a sete funcionários recebem o benefício pra lá de diferenciado na Siemens.

E a boa notícia é que a empresa não está sozinha ao adotar essa nova política de incentivos. Na ADP - Automatic Data Processing, as vantagens diferenciadas e exclusivas para altos cargos atraíram Carla Machado, que trocou de empresa justamente por conta do amplo pacote de benefícios. "Tenho carro da empresa, com todas as despesas pagas, stock options, previdência privada, plano de ações e bônus. No meu caso, saí de uma empresa onde só tinha o salário-base e benefícios de praxe para ingressar em outra onde tenho salário base mais benefícios atraentes, que compõem um bom pacote de remuneração", revela a diretora de Recursos Humanos.

A lista de mimos na agência de publicidade Young & Rubicam, do grupo Newcomm, também vai muito além do habitual. Sanduíches naturais distribuídos duas vezes ao dia, frutas à vontade, day-off no dia do aniversário, massagens diárias e uma denominada "sexta-feira feliz", que dá direito a pipoca, refrigerante e até cerveja, são apenas alguns dos presentinhos diferenciados.

Segundo a gerente de Recursos Humanos do grupo, Elise Passamani, tudo é em prol da qualidade de vida: "A filosofia de ter o melhor é aplicada na política dos benefícios oferecidos aos funcionários.".

Além-mar

Os ousados benefícios já atingiram inclusive o setor marítimo. A agência de turismo Projeto Aquarius é focada na organização de cruzeiros marítimos para o público corporativo. Na temporada de navegação 2006/2007, das 300 mil pessoas que viajaram de navio pela costa brasileira, 2.200 eram funcionárias ou pessoas ligadas à BV Financeira, uma das empresas clientes da agência, nas bases do incentivo.

Rogério Cantoni, gerente comercial da Projeto Aquarius, explica que está aumentando muito a procura por eventos corporativos a bordo de navios, além do crescimento na venda de pacotes que servem como prêmios para os funcionários de grandes empresas. "Os cruzeiros corporativos estão crescendo muito e cada vez mais. Diante dos bons resultados, as empresas estão procurando a viagem como prêmio e, assim, um estímulo para os funcionários cumprirem metas."

Feedback animador

Os gastos com os benefícios de causar inveja em qualquer trabalhador não são poucos. Mas as empresas vêem isso como investimento, afinal funcionários felizes e motivados acabam produzindo muito mais.

José Afonso Kuhn, por exemplo, garante que voltou com muito mais ânimo para o trabalho depois dos dias no spa, o que trouxe mais produtividade e eficiência às suas tarefas. Ele deixa o alerta: "Eu acho que a empresa tem de investir nos seus talentos. Eles dão o máximo de retorno, estão no auge da carreira e devem ser cuidados. Então, você ter um médico que alerte e chame cada um à consciência, estimulando você a ir num local como o que eu fui, para parar e pensar um pouco em você mesmo, é muito bom e se paga facilmente. Porque perder um talento no auge da carreira e ter de substituí-lo não é tão fácil."

Para a médica da Siemens, não há dúvidas da transformação causada na vida dos funcionários. Ela afirma que o benefício pode parecer pontual, mas a mudança é para sempre. "O feedback é muito bom. Eles voltam mais animados para cumprir todo tipo de metas, inclusive as traçadas pela nossa nutricionista.", comenta ela, que destaca o acompanhamento contínuo dos executivos no ambulatório da empresa. Carla Machado enumera outras vantagens: "A empresa ganha em projeção, imagem e competitividade no mercado. E os benefícios, em termos de custos e impostos, são menos onerosos do que o salário-base para a empresa.", diz ela, que destaca o estímulo para um profissional mediante o estabelecimento de bônus.

"Sem dúvida alguma, sei que com o meu trabalho, desempenho e esforço posso alcançar no geral uma remuneração anual mais atraente." Quanto às massagens diárias na Y&R, não há dúvida do bem para funcionário e para a empresa. "A massagem é o momento de diminuir a tensão e se encher de energia para o dia render ainda mais.", diz Vanessa Pedroso, supervisora de contas da agência.

Os benefícios são vistos com bons olhos também pelo presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Alberto José Niituma Ogata. Ele acredita que todas as ações de bem-estar nas empresas devem ser precedidas de uma pesquisa de necessidades e interesses. "É importante avaliar quais ações os colaboradores percebem como benéficas e que podem melhorar a sua performance no trabalho.

Os benefícios não podem ser somente exóticos, mas devem atender a demanda dos colaboradores.", afirma. Ogata conclui: "Em geral, a melhor opção é realizar ações mais perenes, e não pontuais, para que se possa avaliar o impacto na organização. As atividades relacionadas a desenvolvimento pessoal, estilo de vida (estresse, alimentação e atividade física) e equilíbrio vida pessoal x vida profissional geralmente ajudam mais, são mais aceitas e os seus resultados são mais facilmente mensuráveis. Geralmente, o retorno é a satisfação pelo benefício e a melhora da imagem da companhia, podendo ajudar no clima organizacional."

Autora: Letícia Fagundes
Fonte: Estilo e Gestão RH - Catho Online
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Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia,
Fico feliz com este tipo de noticias oriundas do mundo corporativo. Sou defensor que as empresas tem um papel fundamental na divulgação e incentivo de praticas saudáveis por parte dos seus colaboradores, onde com certeza, estamos a falar de medidas "win-win", onde ambas as partes saiem ganhando. Para além destes beneficios mais "ousados", outros mais simples, como por exemplo na área da nutrição saudável e não sedentarismo, podem ser usadas para todos os colaboradores a um custo muito reduzido e com ganhos muito significativos. Parabéns aos responsáveis por este tipo de iniciativas e aqueles que as divulgam!
Abraços SAUDÁVEIS João