Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Quem não tem foco não tem tempo!

Bom dia!

Índice do BLOG de hoje:

1) Artigo: Quem não tem foco não tem tempo!
2) Desafios de Conhecimentos Gerais
3) Agenda de Eventos - BH
---------------------------------------------------------------------------------
Quem não tem foco não tem tempo!

Em todo o universo abrangente da gestão do tempo, o item que julgo mais difícil de ser combatido é a falta de foco. Esse problema é sutil, sorrateiro e precisa de uma grande força de vontade para ser vencido.

Uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional só consegue permanecer focado em uma tarefa por no máximo 11 minutos até que o telefone toque. Uma vez que ele pára um trabalho, custa, em média, 25 minutos até que a atenção se volte àquela primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de até 2 horas diárias devido à falta de foco. Existem diversos fatores que podem levar a paralisação de uma atividade, entre eles: telefone, e-mail, alguma pessoa chama você, uma vontade de passear, tomar um café, celular, fazer outra atividade etc.

Podemos afirmar que a falta de foco é um dos maiores inimigos do trabalhador do século XXI. Manter o foco é um desafio grande na minha vida. Sempre gostei de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e ter meu computador com milhares de janelas abertas. Hoje, após estudar bastante sobre gestão de tempo, consegui minimizar o problema, mas ainda preciso lutar diariamente para não cair nas armadilhas da falta de foco.

O cérebro é facilmente atraído por acontecimentos ao seu redor. Basta alguém no escritório iniciar uma música, um falatório ou alguma novidade e pronto, era essa a desculpa que você precisava para fugir da atividade por algo mais interessante.

Veja algumas estratégias que você adotar para combater a falta de foco:

1) Priorize suas atividades: Todos os conceitos de administração de tempo levam você a ter um dia mais focado. Quando você se organiza, define objetivos, se planeja, consegue saber o que precisa realmente fazer no seu dia. Liste todas as atividades e priorize numericamente. Siga essa ordem na execução das tarefas.

2) Operação Shutdown: Quando precisar se focar em alguma atividade, desligue completamente seu celular e telefone, televisão, msn, e-mail, feche a porta e peça para ninguém incomodá-lo até terminar. Quanto mais você se afastar das possíveis interrupções mais sucesso terá na sua concentração.

3) Para focar crie um padrão: Você pode ritualizar a sua concentração. Escolha uma música tranqüila que você goste e o ajude a relaxar. Alguns estudos de superlearning comprovam que a música barroca aumenta em 3 ou 4 vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar se focar ouça sempre a sua música que o ajuda a se concentrar. Isso criará uma "ancora auditiva" e o colocará em estado de concentração muito mais rápido.

4) Respire: Antes de iniciar seu trabalho, relaxe por alguns minutos. Comece a respirar profundamente algumas vezes. Concentre-se apenas na sua respiração e no seu corpo. Deixe sua mente fluir naturalmente. A pressão diária acaba aumentando nossa adrelina e deixando nosso ritmo mais ansioso e agitado, o que propicia a falta de foco. Quando você respira e relaxa, você diminui sua ansiedade e aumenta sua capacidade de concentração.

5) Desligue seu e-mail: Já comentei em artigos anteriores que deixar o e-mail ligado diretamente é um vício perigoso e hoje posso afirmar que é um dos maiores causadores da falta de foco em seu ambiente. Estabeleça horários durante o dia para essa atividade, não deixe que a cada e-mail sua atenção seja desligada. Pare um pouco e analise o momento anterior a leitura deste artigo, como você tem se concentrado? Que tal ganhar alguns minutos preciosos no seu dia, sendo mais focado?

Autora: Christian Barbosa
Fonte: www.triadedotempo.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
Resultados dos desafios de antes de ontem (terça-feira - 24/04):

1) Fácil: Clínica de emagrecimento (três letras). Resposta: Spa.
2) Médio: Corrida típica do circuito off-road (quatro letras). Resposta: Raly.
3) Difícil: _ _ _ _ Redding, cantor dos EUA. Resposta: Otis.

Desafios de hoje (quinta-feira - 25/04):

1) Fácil: Naquele lugar (duas letras).
2) Médio: Ponto de aplicação de injeção (quatro letras).
3) Difícil: _ _ _ Glory, a bandeira britânica.

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
Agenda de Eventos - BH

Veja alguns dos eventos em destaque nas próximas semanas. Se o evento for nacional, ganha destaque na cor verde e se for internacional ganha cor azul. Quando o evento está ocorrendo no mesmo dia do BLOG, ganha a palavra hoje, destacada em vermelho.

1) 26/04 - HOJE - Jethro Tull - 21:00 h. - Chevrolet Hall
2) 26/04 - HOJE - Beto Guedes & Filhos - Music Hall
3) 27/04 - Medications - Lapa Multishow
4) 27 e 28/04 - Chico Anísio e Tom Cavalcante - Music Hall
5) 27, 28 e 29/04 - Uma noite em Buenos Aires - Palácio das Artes
6) 04/05 - Nana Fest (Chiclete com Banana e Banda Eva) -Espaço Folia
7) 05/05 -Fábio Jr - 22:30 h. - Chevrolet Hall
8) 05/05 - Jeito Moleque - 21:00 h. - Estação do Conde
9) 15/05 - Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e UAKTI - 20:30 h.- Palácio das Artes
10) 18, 19 e 20/05 - Companhia de Dança Deborah Colker - Palácio das Artes
11) 26/05 - Skank - 20:00 h. - Chevrolet Hall
12) 26/05 -Asa de Águia - Espaço Folia
13) 02 e 03/06 - Arnaldo Antunes - Teatro Dom Silvério

Fontes: http://www.guiabh.com.br/, http://www.maristahall.com.br/, http://www.palaciodasartes.com.br/ e http://www.belohorizonte.mg.gov.br/.
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (nesta tarja com fundo branco, logo abaixo). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: