Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Obedeça sua Sede - Primeira Parte

Bom Dia!

Índice do BLOG de hoje:

1) Dica do Dia: Obedeça sua Sede - Primeira Parte
2) Desafios de conhecimentos gerais
3) Agenda de Eventos - BH
---------------------------------------------------------------------------------
Obedeça sua Sede - Primeira Parte

O senso comum prega que quanto mais água se bebe, melhor. Mas pesquisas recentes apontam o contrário: este precioso líquido, se ingerido em excesso, pode fazer mal à saúde.

Assim como este, uma série de outros tabus envolvem o tema, descubra o que é mito e o que é verdade. É notório também que o líquido é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Para se ter uma idéia de sua importância basta lembrar que cerca de 60% do nosso corpo é constituído por água, presente no sangue, na linfa, em diversas secreções vitais e em todas as nossas células. Até mesmo o comandante do corpo é quase todo formado por ela. Isso mesmo, perto de 80% do cérebro humano é - basicamente - água! Curioso, não? Diante disso, muitos pensam que quanto mais água se bebe, melhor. Mas não é bem assim. Pesquisas recentes apontam que mesmo o elixir da vida, quando consumido demasiadamente pode fazer mal. Mas qual é então a quantidade ideal de água que devemos beber por dia? Existe esta medida? Leia mais a seguir e descubra os mitos e verdades relacionados ao assunto.

O quanto se deve beber?

Segundo especialistas, a água desempenha diversas funções importantes na manutenção da saúde humana. "Ela é o veículo de transporte de nutrientes para as células e de eliminação de substâncias desnecessárias. Além disso, é responsável por regular a temperatura corporal, contribui para o bom funcionamento renal e intestinal (evita cálculos renais e constipação) e diminui o atrito das articulações", esclarece a nutricionista Paula Corrêa, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Vale ressaltar ainda que o líquido interfere em outros mecanismos biológicos, como o transporte de oxigênio para os músculos, por meio dos glóbulos vermelhos, a expulsão do dióxido de carbono pela respiração e a regulação da pressão arterial. Diante de tudo isso, normalmente surge a preocupação em se equilibrar o nível de água no organismo e acabamos questionando a quantidade exata que devemos tomar diariamente.

O chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp, Paulo Olzon Monteiro da Silva, explica que a necessidade do consumo constante de água se deve ao fato de que a perda do líquido é um processo natural e contínuo: "Perdemos água por meio da respiração, do suor, da urina e das fezes. Mas a reposição - diz - não é feita somente pela ingestão de água pura, também os sucos, chás, leite e alimentos como frutas, verduras e legumes desempenham este papel fundamental", afirma o médico.

De acordo com o especialista, não existe uma medida-padrão diária "As pessoas costumam dizer que o recomendável é beber dois litros por dia, mas isso não é uma regra. A medida ideal é ditada por cada um de nós e por um conjunto de fatores, como idade, perfil corporal, sexo, além de condições externas como temperatura ambiente e umidade relativa do ar", explica. Segundo o médico, não há motivos para preocupações exageradas: "Nosso organismo tem mecanismos muito perfeitos de equilíbrio. No caso da água, basta atender aos chamados da nossa sede, que é um estímulo, um aviso de que o corpo precisa de líquido. Não é necessário ficar controlando através de garrafinhas ou do número de copos a quantidade de água que se ingere. A sensação de sede faz isso por nós", orienta. Para isso, reitera, temos os chamados "sensores de sede", localizados nos ventrículos cerebrais e, também, os "sensores de saciedade", espalhados pela boca, esôfago e nas paredes do estômago. São eles que indicam ao cérebro o volume de água que está sendo consumido. Este, por sua vez, se encarrega de fazer as mudanças metabólicas e mandar novos alertas de sede, caso a medida seja insuficiente.

Todo excesso é ruim

Isso então derruba a crença, bastante comum, de que quanto mais água consumirmos, melhor: "Todo o excesso é ruim, isso vale inclusive para a ingestão de líquidos. Por exemplo: durante o período menstrual, a mulher tende a reter muito mais água do que o seu corpo necessita, o que causa inchaço. Outro fator importante é a idade, quanto mais elevada, menor a capacidade funcional dos rins. Portanto, até mesmo nesse caso, beber muita água pode ser prejudicial", afirma o endocrinologista Geraldo Medeiros. Além disso a água em abundância diminui a presença do sódio no corpo, comprometendo as contrações musculares, o equilíbrio ácido-básico e a absorção de nutrientes pelas células, argumenta.

Continua amanhã (04/11)

Autora: Patrícia Affonso
Site: www.estilonatural.uol.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
Resultados dos desafios de ontem (quinta-feira - 02/11):

1) Fácil: Fruto da caipirinha (cinco letras). Resposta: Limão
2) Médio: Componente do sal de cozinha (quatro letras). Resposta: Iodo.
3) Difícil: 52, em algarismo romano (três letras). Resposta: LII

Desafios de hoje (sexta-feira - 03/11):

1) Fácil: Melhor amigo do homem (três letras).
2) Médio: Lama, limo (quatro letras).
3) Difícil: _ _ _ _ _ _ _ de: por entre.

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
Agenda de Eventos - BH

Veja alguns dos eventos em destaque nas próximas semanas:

1) 18/08 a 10/12 - Decora Líder - A Decora Líder 2006, mostra de projetos de decoração, promete repetir o sucesso das edições anteriores com os 17 requintados ambientes projetados por profissionais de destaque na área de arquitetura e decoração. Avenida Carlos Luz, 271 – Bairro Caiçara
2) 23/10 a 12/11 - FETO - Festival Estudantil de Teatro - Teatro Dom Silvério
3) 02 a 21/11 - Vale: vozes e visões - a arte universal do Jequitinhonha - Palácio das Artes
4) 03/11 - HOJE - Yamandu Costa - 21:00 h. - Palácio das Artes
5) 04/11 - Almir Sater - 21:00 h. - Palácio das Artes
6) 04/11 - Sorriso Maroto - 22:00 h. - Chevrolet Hall
7) 04 a 06/11 - Rally - Final do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade/BH
8) 11 e 12/11 - Pop Rock Brasil - A partir de 16:00 h. - Mineirão - Show com as bandas internacionais New Order, The Rasmus e TheBlack Eyed Peas, 14 bandas conhecidas nacionalmente. Serão dois palcos, além da Tenda Eletrônica com a presença de Dj´s nacionais e internacionais. Mais detalhes: http://www.poprockbrasil.com.br
9) 14/11 - Fábio Jr - 22:30 h. - Chevrolet Hall
10) 14/11 - Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - 20:30 h. - Palácio das Artes
11) 24/11 - Leonardo - 22:00 h. - Restaurante Porcão
12) 03/12 - Deep Purple - 19:00 h. - Chevrolet Hall
13) 07 a 10/12 - Chico Buarque - Palácio das Artes

Fontes: http://www.guiabh.com.br, http://www.maristahall.com.br e http://www.palaciodasartes.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (nesta tarja com fundo branco, logo abaixo). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: