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sábado, 27 de junho de 2009

Virei chefe. E agora?


Bom dia!

Notícia de última hora: Neste final de semana acontecerá na Praça da Liberdade - BH a segunda edição do festival “Andando de Bem com a Vida”, com oficinas de Yoga, Tai Chi Chuan, aplicação de massagens, além de palestras, shows e atividades culturais.

Virei chefe. E agora?

Comemore sua promoção, mas trate de arregaçar as mangas porque esse é apenas o começo da história.

Virar chefe não significa apenas ganhar mais status, poder, conforto e benefícios. A empresa exige muito de quem acabou de conquistar um cargo de comando. E isso vale tanto para funções técnicas como para gerenciais.

É claro que a primeira promoção para a chefia é sempre comemorada, mas deve-se ter em mente que gerenciar pessoas significa envolver-se com um conjunto de competências e habilidades que antes não eram necessárias. Será preciso adotar uma nova postura e estar disposto a assumir riscos. Você vai ter de trabalhar para uma organização de pessoas (pares e superiores) e não somente realizar atividades isoladas, além de criar condições para que seus subordinados façam a diferença.

Talvez seja por isso (e por outros motivos também) que algumas pessoas simplesmente fogem de qualquer promoção. É mesmo muito mais confortável realizar tarefas que você domina totalmente do que pedir para outros fazerem o trabalho, ouvir suas idéias e relacionar-se de forma a gerar sinergia com seus pares.

Cabe a quem está no comando acelerar a corrida por inovação e resultados. Para gerenciar nesse contexto, é preciso aprender tudo sobre gestão de pessoas e performance, porque a chefia não é apenas um cargo, mas uma profissão. Aqui estão algumas regrinhas de ouro para ter sucesso na nova empreitada:

Acredite que sua equipe é ótima, até que alguém prove o contrário.

Portanto, acelere a necessidade de inovação na sua área. Isso vai requerer novas competências, e quem não as tiver, ficará para segundo plano.

Treine seus funcionários.

Treine, treine e treine sua equipe o tempo todo. E não caia na armadilha de ser complacente com aqueles que não querem aprender.

Trabalhe para fora, ajudando seus pares a fazer a diferença.

Trate-os como clientes, supere suas expectativas e não se esqueça de manter a equipe informada sobre todas as suas atitudes. Sempre que possível, leve os funcionários a reuniões importantes. Eles precisam saber o que você faz e os riscos que assume.

Apóie seu(s) chefe(s) em tudo o que ele(s) precisar(em).

Não se sinta constrangido em ficar do lado dele(s), porque isso é parte fundamental do seu papel.

Aprenda a gerir pessoas e estude para melhorar sua performance.

Para isso, existem bons livros e bons instrutores. E não fique angustiado, porque nessa área não há certo nem errado, e sim atitudes que funcionam perfeitamente em determinadas situações e que não surtem efeito algum em outras.

Autor: Pedro Mandelli
Colaborador desse blog: Adilson Pereira Mendes
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