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domingo, 7 de junho de 2009

Etapas de uma pesquisa de clima organizacional


Bom dia!

Notícia de última hora: O piloto britânico Justin Wilson dirige seu carro em meio a uma chuva de fagulhas durante a corrida da Fórmula Indy no Texas - EUA.


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Etapas de uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional (PCO) é uma ótima aliada das empresas, pois essa ferramenta possibilita que a área de Recursos Humanos identifique quais os pontos fortes de uma gestão e os que precisam ser melhorados. Abaixo, seguem as etapas para a realização do recurso:

1. Identificação dos objetivos - A área de RH, juntamente com a direção da empresa, deve definir os objetivos desse trabalho. É o momento de definir "o que se quer saber" e, posteriormente "o que será feito com os resultados". Arquivar a pesquisa depois de concluída, leva os funcionários a desacreditar nos processos organizacionais.
2. Comunicação do processo - Os gestores devem ser informados sobre a realização da pesquisa de clima, seus objetivos e os benefícios que a ferramenta trará à organização e aos funcionários. Em seguida, os líderes devem repassar a informação aos liderados, mesmo que superficialmente.
3. Difusão da proposta - A próxima etapa é a difusão da PCO de forma mais detalhada, através de reuniões departamentais e dos canais de comunicação interna da empresa.
4. Sigilo e credibilidade da PCO - Deve-se assegurar aos colaboradores que seus questionários terão total respaldo de segurança e não "cairão" nas mãos de pessoas não envolvidas na condução do processo. Com isso, não haverá riscos de ações punitivas para quem não concorda com determinadas ações da empresa ou dos superiores.
5. Definição de indicadores - Várias temáticas podem ser abordadas pela PCO como, por exemplo: liderança, trabalho em equipe, camaradagem, estrutura física do ambiente, benefícios, planejamento de carreira, feedback, entre outros.
6. Elaboração do questionário - Pode-se optar por questões dissertativas ou de múltipla escolha. É viável identificar os meios pelo quais serão respondidos e encaminhados os questionários aos responsáveis, em um período pré-estabelecido. Cada questionário deve ser pautado na realidade, no segmento e na cultura de cada organização. Não existe um padrão único, que deva ser seguido.
7. Aplicação da ferramenta - O dia da aplicação da pesquisa de clima deve ser divulgado antecipadamente, para que a participação alcance o maior percentual possível de respondentes.
8. O dia da PCO - Para responder à pesquisa, os colaboradores devem se sentir à vontade e seguros de que suas respostas não serão lidas por terceiros, o que comprometeria o processo. É preciso que exista um local com estrutura adequada, para que as pessoas respondam as questões com tranqüilidade. É bom lembrar também que, atualmente, muitas organizações já realizam a PCO através da Intranet. Nesse caso, os questionários ficam on-line e o processo torna-se mais rápido.
9. Entrega do questionário - Ao término, o funcionário deve entregar o questionário ao responsável pelo processo, que ficará com o material até que o mesmo chegue ao setor de RH. É bom lembrar também que, atualmente, muitas organizações já realizam a PCO através da Intranet. Nesse caso, os questionários ficam on-line e o processo torna-se mais rápido.
10. Compilação dos dados - Depois que os questionários forem respondidos, é o momento de compilar as informações e identificar os acertos e os erros da gestão. O resultado deve ser encaminhado à direção da empresa, para que as providências necessárias sejam aplicadas.
11. Divulgação dos resultados - Finalizado o processo, os resultados serão divulgados aos funcionários, juntamente com as ações que a empresa adotará a partir das informações obtidas pela pesquisa de clima. Se, por exemplo, os funcionários reclamaram das instalações dos banheiros, a diretoria deve comunicar que fará uma reforma num período estipulado.

Autora: Patrícia Bispo
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