Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

sábado, 25 de abril de 2009

A Expectativa da Entrevista - Como enfrentar?


Bom dia!

Notícia de última hora: Pesquisadores da UFMG apresentam, em fórum científico nacional, estudo para fabricação de medicamento contra hipertensão arterial a partir de proteínas do veneno do escorpião.

A Expectativa da Entrevista - Como enfrentar ?

Seu currículo é perfeito e sua experiência supera todas as exigências da empresa promotora da vaga, mas por que a vaga acaba ficando com outro candidato?

A hora da entrevista é decisiva. É nela que os candidatos demonstram ou não falta de entusiasmo, insegurança e outras características capazes de derrotá-lo.

No passado, o candidato era escolhido por seu histórico profissional e a entrevista era uma formalidade para referendar a decisão tomada, porém, hoje não. O currículo pré-seleciona o candidato, e o que decide mesmo é a impressão do entrevistador.

Os quatro tipos de entrevistas mais comuns são:

Por telefone

Aquele telefonema inicial em que alguém, que você nunca viu, faz perguntas sobre sua carreira profissional, deve ser considerado como uma entrevista, pois é assim que o interlocutor o vê. Responda somente o que for questionado, levando a conversa a sério. Deixe claro que aguarda uma oportunidade de falar pessoalmente sobre suas experiências e idéias. Dê importância ao telefonema.

Convencional

O candidato é convidado a ir a empresa. Deve-se mostrar conhecimento e ir direto ao ponto. As respostas devem ser claras e objetivas, podendo assim responder a um maior número de perguntas.

Durante o almoço

O objetivo desse tipo de entrevista é testar com mais profundidade as características pessoais do candidato. A avaliação prosseguirá mesmo se a conversa tomar rumos pessoais. Deixe o anfitrião consultar primeiro o cardápio, e peça um prato mais ou menos do mesmo preço. Evite o fumo e bebidas alcoólicas, mesmo que lhe ofereçam. A boa atitude a mesa não lhe assegurará a vaga, mas, com certeza, a má conduta o eliminará.

Em comitê

Normalmente utilizada na etapa final do processo de seleção, onde o encarregado da contratação fica em dúvida entre candidatos e pede ajuda a um colega. Você poderá ser "bombardeado" com perguntas simultâneas. Fique tranqüilo, respondendo a uma de cada vez, e não se deixando confundir.

Na hora da entrevista, aproveite para verificar se aquele é o tipo de empresa na qual gostaria de trabalhar, e se será bom para você ser contratado por aquela companhia.

Fonte: http://www.jobshopping.com.br/
Colaborador desse Blog: Adílson Pereira Mendes
-----------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para
sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG, totalmente gratuita, em seu e-mail, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER".
-------------------------------------------------------------------------------

Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: