Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Bom dia!

Notícia de última hora: As agências bancárias de BH são obrigadas, através da Lei Municipal 8.350/2002, a instalar guarda-volumes antes das portas giratórias. Por incrível que pareça, alguns bancos ainda descumprem a Lei.

Os caminhos para uma boa tomada de decisão

Tomar a decisão certa, na hora certa: esse é o desafio - e o sonho - da maioria dos executivos. Mas saber exatamente o que fazer, calcular as conseqüências e trabalhar com assertividade num pequeno espaço de tempo é bastante delicado.

Com o ritmo cada vez mais acelerado do mercado, o profissional precisa estar preparado para decisões rápidas e certeiras. Afinal, uma escolha mal feita ou impensada pode prejudicar desde um pequeno projeto até toda uma estrutura organizacional.

Antes de mais nada, manter a calma é a melhor opção. Muitos erros acontecem devido ao nervosismo e ao estresse, que conseguem pressionar ainda mais o executivo na hora de decidir. "As pessoas mais erram por não conseguirem manter o autocontrole. Quem não detém o domínio do seu estado emocional perde a cabeça e vai errar mais", afirma David Barghigiani de Moraes, presidente da DBM Consultoria.

Há um segredo?

A resposta de especialistas é unânime: não há um segredo para tomar decisões certas. "O que existe é competência, habilidade e ousadia. As pessoas que acertam hoje já erraram muito quando estavam treinando, desenvolvendo as habilidades e se preparando", acredita Moraes.

O vice-presidente executivo da Proudfoot Consulting, Elzo Guarnieri, concorda que não há um segredo para o sucesso na tomada de decisões, porém destaca uma característica importante que ele detectou em diversos profissionais bem-sucedidos que conhece: "Os melhores executivos que eu encontrei até hoje são pessoas que sabiam fazer as perguntas certas. Eles tinham a habilidade de fazer duas ou três perguntas com as quais ficava muito claro que direção tomar", conta. O consultor acredita que a qualidade das perguntas pode ser fator determinante para o sucesso e a agilidade das decisões.

O professor Valério Salomon, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista – UNESP em Guaratinguetá, afirma que não há fórmulas decisivas e muito menos garantias de que a decisão é a melhor a ser tomada. Ele ressalta que muita coisa pode mudar durante o processo de implementação de uma idéia. "Algumas pesquisas apontam que, mesmo quando se toma uma decisão com todo o cuidado, o resultado final pode não ser satisfatório."

Então, como decidir?

Para Guarnieri, há um equilíbrio exato entre o lado racional e o intuitivo. Mas ele destaca um fator preponderante na hora de tomar as decisões. "O aspecto experiência é muito importante. É como no jogo de xadrez: quem enxerga mais jogadas à frente do outro tem vantagens muito maiores." Há algum outro ponto importante? "O executivo precisa também estar amparado de alguns dados lógicos, financeiros e operacionais. Tudo isso influencia na decisão", completa.

Salomon não desconsidera a intuição, mas alerta para um erro muito cometido por executivos: deixá-la falar mais alto. "Não há nada de errado em tomar decisões baseado em \feeling\ ou intuição, desde que estes sentimentos estejam próximos da realidade. A tomada de decisão baseada em \achismos\ pode ser catastrófica", avisa.

Não deixe o problema crescer

Temeroso em errar ou simplesmente sem ter a visão adequada do problema, muitos executivos deixam situações simples chegarem a estados gravíssimos. Guarnieri atenta para isso e diz que é preciso criar olhar clínico para identificar pequenos e grandes problemas, trabalhando cada um dentro das determinadas proporções. "Existem dois diferentes tipos de executivos: os que ficam em cima do muro, que não sabem se fazem ou não fazem; e os que não sentem o problema, que acham que está tudo bem quando realmente as coisas não vão nada bem", alerta o consultor.

AHP: Um método de decisão

Salomon fez mestrado, doutorado e pós-doutorado tendo como objeto de pesquisa um método de tomada de decisão - o AHP – Analytic Hierarchy Process (processo analítico de hierarquia, em tradução livre para o português), proposto pelo Ph.D. Tom Saaty na década de 1970. "O AHP é um método simples, mas com forte embasamento matemático. Atualmente, estima-se que mais de 100 empresas das 500 maiores dos EUA o utilizam em decisões estratégicas ou operacionais", explica. O professor afirma que seus alunos e ele têm aplicado com sucesso o AHP em indústrias do Vale do Paraíba (São Paulo) - como Embraer, Johnson & Johnson, Maxion e Votorantim.

Salomon explica que o método propõe a divisão do problema em partes - objetivos, critérios e alternativas. Em seguida, baseando-se em conceitos de álgebra linear, os critérios e as alternativas são avaliados. "O resultado da aplicação do AHP é a obtenção de pesos globais para as alternativas", esclarece.

O professor observa que, por exigir conhecimentos em álgebra linear, o AHP precisa do apoio de um consultor especializado para ser aplicado adequadamente. "Um outro caminho é a utilização de softwares. Existem diversas versões gratuitas ou comerciais que auxiliam na aplicação do AHP."

Dicas dos especialistas

- Tente se organizar definindo claramente o objetivo da tomada de decisão, os critérios importantes e as alternativas existentes;
- Aprenda a fazer boas perguntas;
- Seja criativo nesta hora;
- Defina claramente o objetivo da decisão. Questione: por que eu quero fazer isso? Por que eu tenho de tomar essa decisão?;
- Após chegar a um resultado, analise-o criteriosamente antes de decidir por ele;
- Não esqueça que a aplicação de um método, por si só, não garantirá 100% de sucesso na decisão.

Autora: Viviane Macedo
Fonte: http://www.catho.com.br
--------------------------------------------------------------
Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para
sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador(a) do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG, totalmente gratuita, em seu e-mail, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER"
-------------------------------------------------------------------------------
Abraço, SEJA FELIZ !

Nenhum comentário: