Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O cliente tem sempre razão?


Bom dia!

Comentário de última hora: O São Paulo se sagrou campeão brasileiro de 2007 ontem ao vencer o América-RN.

O cliente tem sempre razão?

O mito que o cliente tem sempre razão ronda a maioria das organizações. Dar sempre a razão para o cliente pode deixar a empresa e os seus colaboradores em situação complicada.

Basta analisarmos os exemplos de clientes que exigem serviços que não constam no contrato, pedem descontos impraticáveis no mercado, desrespeitam outros clientes ou funcionários da empresa e muitos outros casos.

Porém, quais os clientes que devem ser privilegiados ou quando é o momento de agir com humildade e reconhecer que a falha foi da empresa?

Toda empresa existe, em primeiro lugar, para dar lucro. Se os contratos, prazos, preços e descontos não são praticados como planejados, a empresa corre sério risco de operar no vermelho. Por outro lado, adotar uma postura radical, também é um risco.

Existem diversos tipos de clientes. É preciso separar e dividir aqueles que merecem privilégios por serem bons clientes ou por possuírem grande potencial de crescimento. Toda empresa deve tratar de maneira diferenciada os clientes diferentes. Caso a reclamação do cliente aponte uma falha seja da empresa, é hora de parar, rever os erros e ter a humildade de reconhecê-los. Esse é o momento de buscar aperfeiçoamento para que o erro não se repita ou não seja a alavanca para deslizes futuros.

O mais importante é entender a necessidade do cliente e buscar uma solução para a qual nem a empresa e nem o cliente saiam perdendo. É procurar estabelecer uma relação de ganha-ganha entre cliente e empresa. Esse é o momento em que a confiança do cliente é conquistada. Porém, a empresa não pode abrir mão da sua sobrevivência no mercado.

Fonte: Reformar V nº 14

Colaboradora desse BLOG: Juliana Littig

--------------------------------------------------------------------------------

Participe deste BLOG enviando textos, artigos e frases interessantes para sucessoefelicidade@uol.com.br . Terei o maior prazer em publicar e citar seu nome como colaborador do dia. Conto com seu apoio!!!!

Para receber a newsletter mensal deste BLOG em seu e-mail, totalmente gratuito, envie um e-mail para sucessoefelicidade@uol.com.br com o assunto "QUERO RECEBER A NEWSLETTER"

--------------------------------------------------------------------------------

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!

Nenhum comentário: