Bom Dia!
Índice do BLOG de hoje:
1) Artigo: Você Valoriza suas Qualidades?
2) Desafios de Conhecimentos Gerais
3) Agenda de Eventos - BH
---------------------------------------------------------------------------------
Você Valoriza suas Qualidades?
Algumas pessoas têm um receio enorme em reconhecer as próprias qualidades. Envergonham-se diante da perspectiva de demonstrar suas habilidades, assumir os próprios talentos. É a confusão entre humildade e modéstia.
Alguns acham que modéstia é virtude. Culturalmente, aprendem não ser nobre assumir as próprias qualidades. O adequado é ser discreto, negar, não se envolver com elogios. Se alguém comenta sobre o sucesso de algum empreendimento, o ideal é desconversar. Afinal, para ser bem visto, o importante é não chamar a atenção.
Mas fazer questão de não ser notado é uma forma sutil de querer ser notado. É se valorizar, se desvalorizando. É chamar a atenção não chamando a atenção. É demonstrar superioridade não assumindo ar de superior. A vaidade cria a modéstia que é a própria auto-estima disfarçada.
A não-vaidade é melhor definida com o termo humildade. A verdadeira nobreza consiste em ser humilde. Ser humilde é ser natural. Você nem faz questão de elevar as próprias qualidades, como também não deseja escondê-las. Ser humilde é ser sincero, lidar com os fatos da forma como eles são. É ser autêntico. Ser humilde é não se preocupar em chamar a atenção para si, mas também não evitá-la. Afinal, ambas as situações buscam reconhecimento e notoriedade.
Ser humilde é reconhecer os próprios limites e não se iludir quanto a eles. É assumir as incapacidades mas procurar superá-las. Muitos enfatizam os próprios defeitos apenas para chamar a atenção. Tornam-se as próprias vítimas, exigindo reconhecimento, consideração e até piedade. Mas ser humilde não é enfatizar pontos fracos. Ser humilde é possuir a capacidade de reconhecê-los e procurar melhorar.
No entanto, ser humilde é também valorizar as próprias virtudes e competências. Da mesma forma que é importante reconhecer os limites, é vital assumir e valorizar as próprias capacidades. Afinal, não é pecado algum desenvolver habilidades. Pelo contrário, cultivar os próprios dons e talentos é na verdade uma obrigação pessoal. Não podemos desprezar nossa vocação quando possuímos mérito para realizá-la.
Afinal, quem não se sente orgulhoso em ser reconhecido por algo que lhe é verdadeiro? Não vale a pena ser tímido diante do que somos naturalmente capazes. Perderemos oportunidades valiosas que poderiam ajudar o próprio crescimento sendo retraídos demais. É necessário acreditar em si mesmo, aprendendo a receber, ser amado, aceitar elogios quando merecidos.
Este é o caminho para o verdadeiro sucesso profissional. Só podemos contribuir genuinamente para o crescimento dos outros com autoconsciência e valorização da nossa própria maneira de ser. Devemos ser humildes, sem falsidade ou modéstia. Ser natural, reconhecendo nossas fraquezas, mas assumindo de forma sincera as próprias qualidades são essenciais rumo a um processo de crescimento e amadurecimento autêntico. Afinal, dizem que é dando que recebemos, mas devemos dar a nós mesmos para ter o que dar aos outros.
Autor: Moacyr Castellani
---------------------------------------------------------------------------------
Resultados dos desafios de ontem (quarta-feira - 10/01):
1) Fácil: A quarta nota da escala musical (duas letras). Resposta: Fa.
2) Médio: Ar, em inglês (três letras). Resposta: Air.
3) Difícil: Tão grande (cinco letras). Resposta: Tanto.
Desafios de hoje (quinta-feira - 11/01):
1) Fácil: Roupa de folião (cinco letras).
2) Médio: Espaço _ _ _ _ _, onde se desloca o avião.
3) Difícil: Mimo, carinho (cinco letras).
As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
Agenda de Eventos - BH
Veja alguns dos eventos em destaque nas próximas semanas:
1) 14/12 a 11/01 - Exposição: Camille Claudel, a sombra de Rodin - Museu de Artes e Ofícios
2) 31/12 a 18/03 - Exposição “Isto é Belo Horizonte" - De terça a domingo de 09:00 h. às 19:00 h. - Casa do Baile - Pampulha (A exposição resgata aspectos da história urbana da área central de Belo Horizonte e evidenciando toda a transformação do hipercentro desde a sua fundação até hoje)
3) 04/01 a 28/02 - 33ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
4) 19/01 - Fernanda Abreu - MTV ao Vivo - 22:00 h. - Chevrolet Hall
5) 20/01 - Dominguinhos e Trio Gandaiêra - 22:00 h. - Chevrolet Hall
6) 25-26/01 - Show do Vander Lee - 22:00 h. - Music Hall
7) 27/01 - Moraes Moreira e Davi Moraes - 22:00 h. - Chevrolet Hall
8) 01 a 04/02 - Marisa Monte - Quinta a Sábado 21:00 h. e domingo 19:00 h. - Palácio das Artes
9) 02/02 - Fatboy Slim Festival - 22:00 h. - Mega Space
10) 10/02 - Baile Carnavalesco com Orquestra Imperial - 23:00 h. - Chevrolet Hall
Fontes: http://www.guiabh.com.br, http://www.maristahall.com.br, http://www.palaciodasartes.com.br e http://www.belohorizonte.mg.gov.br
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (nesta tarja com fundo branco, logo abaixo). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.
Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário