Este é o seu lugar !

Este é o lugar que tem por princípio divulgar somente conteúdos que contribuam com o crescimento pessoal e profissional dos leitores. Também não vai faltar humor, entretenimento e diversão.

Chega de desgraças, guerras, escândalos, notícias ruins!

Seja bem vindo(a) e divirta-se!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Quebra pau criativo

Bom Dia!

Índice do BLOG de hoje:

1) Artigo: Quebra pau criativo
2) Desafios de Conhecimentos Gerais
3) Agenda de Eventos - BH
---------------------------------------------------------------------------------
Quebra pau criativo

Cecília Dickens foi muitas vezes criticada em seu trabalho. Todo mundo a chamava de autoritária, sem humor. Era só a moça chegar e o assunto na roda mudava. Mayza Moura, uma colega de trabalho, também se sentia intimidada na presença dela. "Achava a Cecí muito séria, do tipo perfeita, chegava a ser chata. Só descobri que ela era legal quando saí da empresa."

Há cinco anos, ambas ocupavam o mesmo cargo: eram encarregadas do setor de informática de uma megastore de livros. Mesmo irritando alguns colegas, Cecília conseguia resultados excelentes em sua área. E assim ninguém se conformava em como a moça séria, que queria tudo certinho, e muitas vezes até arrumava umas briguinhas, conseguia subir tanto.

Em dois anos de empresa, Cecília passou de estagiária a gerente, e hoje ocupa o cargo de diretora em CPD na livraria. Enquanto isso, Mayza abriu mão de seu emprego por achar que as oportunidades nunca a alcançavam.

"Sei que às vezes estouro. Tenho muita responsabilidade. Não sou assim só com subordinados, mas também com pessoas que estão em linha com meu cargo na empresa. Apenas cuido para que haja produtividade no meu dia. Isso me faz bem. Sou assim. Já tentei mudar, mas quem quer ser meu amigo que me procure depois das 18h", diz Cecília.

Esta é mais uma situação cotidiana, benéfica para a produtividade, mas que pode se tornar algo sério e prejudicial para profissionais que não adquirem o hábito diário de se policiar. É o que afirma Edmundo Sobral, professor de administração de empresas, psicólogo e consultor de carreiras da Catho, uma das maiores agências de recursos humanos do Brasil.

"Hoje em dia, é natural as pessoas seguirem seu próprio estilo no trabalho. Aquela história de estar sempre bem comportado e concordar com tudo e com todos faz parte do passado. Conflitos no local de trabalho são situações que ocorrem com mais freqüência do que seria de se desejar e nem sempre são fáceis de resolver, uma vez que há sempre diferentes pontos de vista", explica Edmundo.

"Depois do estresse, não guardo rancor de ninguém. Esqueço. O que passou, passou. Amanhã vai ocorrer novamente, então não levo isso para fora da empresa" - Anderson Delmondes, que acaba de alcançar o cargo de Analista de Suporte na Prodesp.

Um conflito pode também ser produtivo para apenas uma das partes. É o caso de Beatriz Borges. À frente de uma das empresas líderes em bateria automotiva no país, a ex-sócia não se via mais contente com as discussões entre os outros diretores. "É cansativo demais. Com o tempo, você prefere abrir mão. Tem muita gente teimosa no mundo. Mesmo concordando com sua proposta, dá para sentir que no fundo não é bem assim", fala a executiva.

Cuidado com o complô

Foi em uma dessas discussões de diretoria, onde o assunto era o faturamento mensal da empresa, que Beatriz, depois de oferecer cinco alternativas para um determinado problema, desistiu da discussão, levantou e disse com sua habitual voz alterada: "para mim, chega, vocês não aceitam o que eu digo e também não oferecem uma saída, parece um complô". E nesse estouro temperamental Dona Bia, como é conhecida no mercado, disse algo que num futuro não tão distante descobriu ser real. Era realmente um complô para que ela deixasse a empresa.
Hoje, quase um ano depois, está à frente da Vipower do Brasil, que atua no mesmo ramo. Recuperou sua antiga e volumosa carteira de clientes e foge como o "diabo da cruz" dos antigos colegas, que estariam arrependidos, segundo um profissional do ramo em que ela trabalha, que não quis se identificar. De acordo com ele, Beatriz virou um ícone em profissionalismo, quando o assunto é baterias automotivas.

"No caso de Beatriz, podemos perceber que algumas pessoas cultivam raiva por não serem capaz elas próprias de resolverem os problemas. Daí, vendo a capacidade de liderança dos demais, se defendem tramando, e, na maioria das vezes, em grupo, o que torna isso mais infantil do que parece", diz Edmundo.

Postura serena

Para Anderson Delmondes, que acaba de alcançar o cargo de analista de suporte na Prodesp, órgão do governo responsável pela fiscalização em informática no Estado de São Paulo, brigas no trabalho são comuns. "Participo de uma quase todo dia. Trabalho em um ambiente de muita tensão. Discussões fazem parte, ajudam na execução de um trabalho. São diferentes opiniões, várias formas de se resolver os problemas. Depois do estresse, não guardo rancor de ninguém. Esqueço. O que passou, passou. Amanhã vai ocorrer novamente, então não levo isso para fora da empresa"

Para Edmundo, a postura serena de Anderson é a mais correta. Diferente de Cecília, ele não se pune por agir assim, nem guarda rancor das pessoas, como Beatriz."Prestando atenção no que é dito, não fugindo do foco de discussão, não envolvendo vida pessoal, comparações ou fatos passados, as discussões só tendem a ser saudáveis", finaliza.

ATRITOS POSITIVOS

O consultor Edmundo Sobral dá as dicas de como lidar com os conflitos no trabalho:

1 - Pense bem antes de falar. Nunca se sabe com 100% de certeza quem tem razão. E o pior de tudo é que você vai ter de confiar no seu instinto e no seu "savoir-faire", no seu tato diplomático.
2 - Tenha sempre em mente que isso é normal. Numa organização, as diferentes correntes de opinião são sempre passíveis de originar discussões e conflitos, principalmente quando se trabalha com um grupo diversificado e onde há liberdade para partilhar opiniões.
3 - Ouça o líder, ou quem mais tem tato para lidar com questões de difícil solução.
4 - Saiba que é completamente impossível agradar a gregos e troianos .
5 - Tenha sangue frio e o discernimento suficientes para ultrapassar relações pessoais e saber ver somente a parte profissional. Não se deixe intimidar por questões de amizade.

Fonte: www.revistavidaexecutiva.uol.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
Resultados dos desafios de ontem (terça-feira - 16/01):

1) Fácil: Rita _ _ _, cantora brasileira. Resposta: Lee.
2) Médio: Parceira em uma dança (quatro letras). Resposta: Dama.
3) Difícil: Aguardante de cereais (três letras). Resposta: Gim

Desafios de hoje (quarta-feira - 17/01):

1) Fácil: Tipo de blusa muito curta (três letras).
2) Médio: Ingrediente da maria mole (quatro letras).
3) Difícil: O quarto signo do zodíaco (seis letras).

As respostas dos desafios de hoje, você vê no BLOG de amanhã.
---------------------------------------------------------------------------------
Agenda de Eventos - BH

Veja alguns dos eventos em destaque nas próximas semanas:

1) 31/12 a 18/03 - Exposição “Isto é Belo Horizonte" - De terça a domingo de 09:00 h. às 19:00 h. - Casa do Baile - Pampulha (A exposição resgata aspectos da história urbana da área central de Belo Horizonte e evidenciando toda a transformação do hipercentro desde a sua fundação até hoje)
2) 04/01 a 28/02 - 33ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança - São 93 espetáculos. Veja a programação em: http://www.sinparc.com.br
3) 19/01 - Fernanda Abreu - MTV ao Vivo - 22:00 h. - Chevrolet Hall
4) 20/01 - Dominguinhos e Trio Gandaiêra - 22:00 h. - Chevrolet Hall
5) 25-26/01 - Vander Lee - 22:00 h. - Music Hall
6) 27/01 - Moraes Moreira e Davi Moraes - 22:00 h. - Chevrolet Hall
7) 01 a 04/02 - Marisa Monte - Quinta a Sábado 21:00 h. e domingo 19:00 h. - Palácio das Artes
8) 02/02 - Fatboy Slim Festival - 22:00 h. - Mega Space
9) 10/02 - Baile Carnavalesco com Orquestra Imperial - 23:00 h. - Chevrolet Hall

Fontes: http://www.guiabh.com.br, http://www.maristahall.com.br, http://www.palaciodasartes.com.br e http://www.belohorizonte.mg.gov.br
---------------------------------------------------------------------------------
E, se você gostou, indique este BLOG aos seus amigos. Você pode escrever para mim através do link Comments (nesta tarja com fundo branco, logo abaixo). Se quiser enviar o conteúdo do BLOG de hoje para um amigo, clique sobre a figura do envelope.

Abraço e SEJA FELIZ SEMPRE!!

Nenhum comentário: