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sábado, 10 de janeiro de 2009

Vendendo em Tempos Difíceis


Bom dia!

Notícia de última hora: Em Berlim, um alemão participa de um evento de natação e mergulha nas águas geladas do Lago Orankesee.

Vendendo em Tempos Difíceis

Num mercado onde os concorrentes são cada vez em maior número; a qualidade dos produtos concorrentes cada dia mais equivalente e os preços são cada vez mais parecidos, vender se torna uma tarefa para profissionais competentes e não para simples “vendedores”.

Não adianta ficar olhando para o passado ou querer descobrir os “culpados” pelas dificuldades que temos hoje em vender. A verdade é que tudo mudou. O mercado mudou, o cliente mudou, o mundo mudou! Se nós não mudarmos e continuarmos a fazer as coisas como sempre fizemos, não iremos sobreviver neste novo mundo e neste mercado extremamente competitivo e difícil. O cliente hoje tem muitas opções, é mais exigente, é mais informado. Muitas vezes o cliente sabe mais sobre o produto que deseja comprar do que o próprio vendedor do produto. Muitas vezes sabe mais de opções de financiamento do que o próprio vendedor do produto. A internet, as revistas especializadas, a facilidade geral de obter dados e informações mudou o mercado e mudou o consumidor. Vender, hoje é mais cérebro do que músculos. Se o profissional de vendas não trabalhar, seriamente, com informações sobre o produto e sobre o cliente dificilmente conseguirá vender. Vender está se tornando uma verdadeira “ciência” e até mesmo uma “arte” muito diferente de tempos atrás.

Assim, não adianta sair à rua a esmo, sem planejamento, sem informação sobre o cliente a ser visitado. Quem é ele? O que ele faz? Como faz? Onde faz? De quem ele compra? Como compra? Quem influencia suas decisões? Quais os seus hobbies? Quais seus hábitos? Etc. Etc. Tudo isso para poder oferecer a ele o produto certo, da forma certa, no momento certo, da maneira certa, como ele pode e prefere financiar ou pagar, etc. É preciso fazer um verdadeiro estudo de meu cliente potencial ou mesmo do cliente atual para quem eu quero vender mais. E quando recebo clientes em minha empresa, seja loja, revenda, banco, etc. tenho que ouvir mais do que falar para poder observar e conhecer os anseios, os desejos e as necessidades daquele cliente para poder oferecer a ele produtos e serviços que possam surpreendê-lo e encantá-lo.

É claro que vender está mais difícil. Mas é por isso que precisamos dos profissionais de vendas, de profissionais que estudem e entendam de mercado. É por isso que esse profissional existe. Se fosse fácil precisaríamos apenas “tiradores de pedido” como chegamos a ter no passado. E é agora, justamente num mercado mais competitivo e difícil que os realmente bons e competentes se sobressairão e sobreviverão. Os acomodados, os “mornos”, os incompetentes morrerão chorando, reclamando do mercado, das dificuldades e da concorrência.

Autor: Luiz Marins
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Um comentário:

Two Ways... disse...

olha to participando de uma corrente de links, e eu indiquei você, pois achei seu blog um máximo!!!
Dá uma olhada no meu blog e veja como participar, ate mais
abração!